Lâmpadas foram substituídas no Parque das Hortas, mas há ruas "às escuras" em Guimarães

As lâmpadas fundidas já foram substituídas no Parque das Hortas, mas várias artérias de Guimarães continuam à espera da reparação do sistema de iluminação pública.

A operação de substituição foi realizada depois do vereador do PSD, Hugo Ribeiro, ter lamentado, durante a última reunião do Executivo vimaranense, realizada no dia 9 de novembro, a demora na substituição das lâmpadas da iluminação pública naquele parque de estacionamento e em outros locais do Concelho, com prejuízo para a segurança e comodidade de quem utiliza os espaços públicos.

"Se acontece uma avaria ou se uma lâmpada se funde, aquilo que os munícipes esperam da Câmara é que haja uma intervenção rápida. Estamos aqui a falar de dois ou três dias, uma semana já seria muito tempo na maior parte dos casos, mas ainda se pode aceitar, considerando que há avarias mais graves. Aquilo que não se pode tolerar é que uma zona do centro urbano desta Cidade, como é o caso do Largo da Hortas, ainda por cima reabilitada não há muitos anos, esteja sem iluminação pública desde Maio", denunciou na sessão, ao frisar que a União de Freguesias da Cidade já deu conhecimento ao Município.
Hugo Ribeiro pediu um esclarecimento sobre "a quem deve ser pedida a responsabilidade", perguntando: "O contrato com a E-Redes para substituição das lâmpadas está a ser cumprido? Qual é o tempo máximo que este contrato admite para a substituição de lâmpadas fundidas? Ou há alguma questão técnica que justifique este problema?"

A Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente explicou que estaria por dias a substituição das lâmpadas avariadas no Parque das Hortas, fazendo questão de indicar que os serviços do Município têm feito "tudo o que podem junto da E-Redes para que as luminárias sejam substituídas sempre que avariam". "Se pudéssemos regularizar a situação, já estaria o problema resolvido. Temos feito todos os contactos formais para a situação ser reposta com a maior brevidade", acrescentou.

O vereador Hugo Ribeiro reagiu para indicar que a E-Redes justificou à União de Freguesias da Cidade que "no contrato de exploração não constavam" as lâmpadas colocadas no Parque das Hortas. "Para a Câmara que realizou a obra, isto é uma falha?", indagou o representante do PSD.

A Vereadora Sofia Ferreira respondeu: "a informação que chega dos serviços é que a E-Redes registou a anomalia e que vai repor a normalidade".

O Presidente da Câmara interveio, dizendo: "as luminárias no âmbito da Cidade, nos diversos projectos, não são um erro. Os projectos que temos implementado não aceitam as luminárias padrão que a E-Redes tem". "Não aceitamos que as luminárias não sejam condizentes com a qualidade da obra. Não é só na Cidade! Há muitos sítios em que os postes de iluminação não têm correspondência com o contrato de concessão e, com contrapartidas da Câmara fazem-se as compensações, com aditamento ao contrato. Isso não impede que a reposição das luminárias fundidas seja feita. Só à E-Redes é que compete a substituição das luminárias", vincou Domingos Bragança.

Com a iluminação pública restabelecida no Parque das Hortas, há ainda várias artérias à espera de substituição das lâmpadas, bem como alguns monumentos, como é o caso da igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos e a igreja de São Francisco. A União de Freguesias da Oliveira, São Paio e São Sebastião indica que há necessidade de proceder à substituição de luminárias avariadas em cerca de duas dezenas de ruas da Cidade.

 

Marcações: reunião camarária, Parque das Hortas, iluminação pública

Imprimir Email