Presidente do CART quer melhores condições para os atletas

A Presidente do CART - Centro de Actividades Recreativas Taipense interveio no período dedicado ao público, no final da reunião do Executivo, em que precisamente o ponto da agenda de trabalhos relacionado com apoios a associações desportivas foi retirado, no qual estava também contemplada aquela colectividade.

Maria Lopes manifestou "tristeza e apreensão por ver retirada" essa proposta relacionada com as obras no pavilhão do clube. "É uma tristeza por vermos mais uma vez adiado o início deste projecto tão ansiado, que irá proporcionar melhores condições de treino e balneário aos atletas, cerca de 90 por cento do sexo feminino", manifestou, considerando que "o adiamento é sinal de que nem em 2023 iremos ter a licença de construção para dar início às obras”, afirmou, dizendo que "o projecto já esteve licenciado, com a taxa de licença de construção emitida, mas dado o seu valor altíssimo, a falta de apoio camarário e por sugestão do Departamento de Urbanismo se entregou o pedido de licença de construção por fases em outubro de 2022. Estamos a completar um ano deste pedido sem ainda vermos a luz ao fundo do túnel. A capacidade de resolução está dentro destas portas", continuou, justificando que o CART é uma entidade de utilidade pública que proporciona "desportos únicos no concelho, abrange uma área geográfica sem alternativas no desporto feminino e tem elevado o nome de Guimarães em provas mundiais".

"Vemos as nossas expectativas e anseios a serem continuamente adiados por questões administrativas", transmitiu num depoimento em que fez apelo ao Executivo para que "olhem de uma vez por todas para o processo do CART e ajudem efectivamente a obter um simples papel, sem o qual nada pode avançar", insistindo na urgência da obra.

Na reacção, Domingos Bragança lembrou que a Câmara apoiou as obras de legalização e de adequação de licenciamento no contrato-programa distribuído por 50 mil euros por ano para o CART". "A Câmara não preside ao CART, nem presidirá. Tenho a informação que me indica que não é um simples papel, é uma licença que exige um projecto de arquitectura, especialidades de engenharia, aprovação das diversas entidades desportivas", enquadrou, ao dar conta do ponto de situação feito pelos serviços. "O projecto de arquitectura que foi elaborado pelo CART foi aprovado em 30 de julho de 2023, os projectos de especialidade deram entrada no dia 23 de Agosto, estando em elaboração a proposta de decisão final", precisou, ressalvando: "a Câmara está a cooperar, sabemos da relevância do CART, apoiaremos a direcção nos seus objectivos".

O Autarca esclareceu que não retirou a proposta por causa do CART, garantindo que "não há nenhuma falta de sensibilidade, nem de apoio". "Estamos a gerir o orçamento municipal", sustentou, referindo à retirada da proposta de atribuição de apoios às associações desportivas - época 2022/2023 - obras de raiz.

*Texto publicado na edição do jornal O Comércio de Guimarães, de 4 de outubro de 2023.

Marcações: reunião camarária

Imprimir Email