Líderes vimaranenses admitem alterações na questão da fusão de freguesias

O Governo está a preparar a fusão de freguesias de pequenas dimensões. A ideia não é nova, mas foi novamente adiantada pelo secretário de Estado Adjunto para a Administração Local, Eduardo Cabrita, que garante, no entanto, cuidado na execução da medida. Em Guimarães há ruas que pertencem a duas freguesias o que cria situações algo caricatas. Por exemplo, na Avenida D. João IV há moradores que pertencem à freguesia de S. Sebastião e outros a Urgezes. Ou seja, se um morador mudar de residência naquela artéria, corre o risco de ter de requerer todos os documentos pessoais devido à mudança de freguesia.

O Guimarães Digital ouviu os líderes políticos do nosso Concelho sobre esta questão. O líder do PS reconhece que a extinção de freguesias pode ter algum cabimento na Cidade.

Por seu turno Rui Vítor Costa salienta o carácter "reformista" do PSD para total abertura à reorganização administrativa.

Já o líder do CDS/PP de Guimarães reconhece que esta alteração é bem-vinda.

A CDU recorda que esta matéria já foi pensada e falada aquando da discussão dos processos de regionalização, pelo que a sua opinião vai no sentido de não se fechar as portas, quer à criação de novas unidades quer à sua fusão.

Marcações: Política

Imprimir Email