Adolescentes cada vez mais em risco segundo Consulta de Pediatria Comunitária

Desde o início deste ano a Consulta de Pediatria Comunitária do Hospital de Guimarães já registou quatro tentativas de suicídios de adolescentes. Segundo a responsável pela consulta, os jovens “têm idades compreendidas entre os 14 e os 15 anos e todos estão inseridos num meio social economicamente muito precário. Foram três raparigas e um menino, um de Felgueiras, outro de Fafe e os outros dois são do nosso Concelho”.

Cláudia Neto explicou que a Consulta de Pediatria Comunitária “pretende fazer uma avaliação global da criança, inserida no seio meio social e todos os problemas inerentes a ele”. Esta consulta está a funcionar no Hospital de Guimarães desde Maio de 2008 e é feita em parceria com a Pediatria Médica e a Assistente Social.

Num comentário à realidade que se vive no dia a dia naquela unidade, esta médica reconhece que “fiquei bastante surpreendida, porque a comunidade que é abrangida pelo Hospital de Guimarães, é muito industrializada e não fazia ideia de que existem tantos problemas sociais, tanta precariedade social e factores de risco social como os que encontrei na Consulta”. Apesar da experiência adquirida noutras unidade hospitalares com outras realidades sociais diferentes, “é aqui em Guimarães que vejo uma grande precariedade, quer em termos económicos quer culturais”.

Marcações: Saúde

Imprimir Email