Serviço de Neonatologia do Hospital de Guimarães assinalou Dia Mundial da Prematuridade

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade e o Hospital de Guimarães não deixou a data passar em branco. O Serviço de Neonatologia homenageou os seus bebés especiais, na certeza de que há cada vez uma melhor capacidade para tratar destas crianças que em tantos casos chegam ao mundo pesando tão poucos gramas...
Em 2010 foram cerca de 400 bebés prematuros que nasceram na unidade de Guimarães do Centro Hospitalar do Alto Ave. Este ano, o número deverá rondar o mesmo valor como admite o Director do Serviço de Neonatologia.

Ainda de acordo com Sousa Carvalho, esta data assume de tal forma importância que pela primeira vez se está a celebrar a nível mundial.

O pediatra destaca que o sucesso no tratamento dos prematuros é cada vez maior. Por isso, somos a zona do País com menor taxa de mortalidade a este nível.

E no Dia Mundial da Prematuridade nada melhor do que falar com alguém que nasceu nessa condição. João Pedro Silva, de Stª. Eulália, Vizela, tem hoje 9 anos. Nasceu com 930 gramas, mas chegou a pesar 780 gramas, já que é comum os prematuros perderem peso nos primeiros dias de vida. João Pedro tem consciência que viveu situações difíceis. Já a mãe, Cristina Monteiro, teceu rasgados elogios ao Serviço de Neonatologia do Hospital de Guimarães.

Marcações: Saúde

Imprimir Email