Hospital de Guimarães com espaço de isolamento para casos suspeitos de ébola

O Centro Hospitalar do Alto Ave abriu, na sua Unidade de Guimarães, um espaço específico de isolamento para acolher casos suspeitos do ébola. A abertura daquele espaço ocorreu no passado sábado.

De acordo com os procedimentos estabelecidos, caso surja algum caso suspeito implicará a activação, de seguida, um plano de contingência através de contacto com o INEM.

Na sequência das recomendações da Direcção-Geral de Saúde sobre a Doença por Vírus Ébola, deve ligar para o Serviço Saúde 24 através do número 808 24 24 24, quem esteve nos últimos 21 dias num país afectado pela epidemia por vírus Ébola, quem esteve nos últimos 21 dias em contacto com um doente com infeção por vírus Ébola ou quem tiver febre superior a 38ºC de início súbito.

No caso de Guimarães o centro de referência preparado para receber estes doentes e efectuar ou afastar o diagnóstico e prestar cuidados adequados, é o Hospital de S. João, no Porto. Nenhum outro local tem condições ou meios para confirmar o diagnóstico, refere a Direcção-Geral de Saúde. O papel dos restantes hospitais é de efectuar precocemente o rastreio destes doentes e encaminhá-los para os centros de referência, impedindo o contágio de outras pessoas.


Marcações: Saúde

Imprimir Email