Governo encerra serviço de pediatria do Hospital de Guimarães

Só cerca da meia noite é que ficou concluída a transferência das cerca das 24 crianças internadas no serviço de pediatria do hospital Senhora da Oliveira para outras unidades da região. Uma decisão tomada na sequência do encerramento do Serviço de Pediatria pelo Ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. A decisão resulta da suspeita de que a doença que vitimou até agora cinco crianças tenha sido transmitida por infecção no serviço hospitalar.
De resto, e de acordo com um comunicado emitido pelo Conselho de Admnistração do Hospital o encerramento surge como medida de precaução em matéria de risco para a saúde pública.
Deste modo confirma-se a notícia da Rádio Santiago segundo a qual as mortes terão sido provocadas por um vírus existente na atmosfera da nossa região, uma vez que as vítimas eram residentes em locais tão diversos como Guimarães, Vizela e Póvoa de Lanhoso. Uma possibilidade admitida pelo próprio ministro.
Entretanto, ontem a administração do hospital manifestou em conferência de imprensa preocupação com o número anormalmente elevado de crianças que faleceram no hospital devido a pneumonia. Mas ressalva que devido à "repercussão informativa e o alarido" feito pela opinião publicada, as crianças que acabaram por falecer deram entrada no Serviço de Pediatria já com doenças respiratórias graves e quase todas com patologias associadas. Recordo que a situação está a ser alvo de três inquéritos: um interno, um da Inspecção Geral de Saúde e outro da responsabilidade da Direcção Geral de Saúde.
Refira-se que as cerca de 24 crianças internadas serão distribuídas pelos hospitais mais próximos da região. A Santiago sabe que as crianças foram
encaminhadas para o S. João e Maria Pia no Porto, Pedro Hispano em Matosinhos, S. Marcos em Braga, a unidade de Famalicão, a de Santo Tirso e ainda Vale do Sousa.
O transporte efectou-se sem problemas e num curto espaço de tempo. A este propósito Abílio Milheiros elogiou o trabalho efectuado pelos Bombeiros de Guimarães.

Marcações: Saúde

Imprimir Email