Agrupamento de Centros de Saúde do Ave recebeu 28 mil e 500 vacinas contra a gripe sazonal

O Agrupamento de Centros de Saúde Ave I - Guimarães / Vizela já recebeu 28 mil e 500 doses para a vacinação contra a gripe sazonal.

A vacina continuará a ser oferecida a todas as pessoas com mais de 65 anos e, nestes casos, os utentes não necessitam de receita médica ou qualquer pagamento de taxa moderadora. "O sistema do ACES está mobilizado e, nesta fase, já tem a dotação de 28 mil e 500 vacinas", adiantou Novais de Carvalho.

 “Tal como em anos anteriores, a vacina contra a gripe é gratuita para os cidadãos com 65 ou mais anos de idade, bem como para pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora”, explicou, fazendo questão de insistir que para receberem as vacinas as pessoas devem dirigir-se ao centro de saúde e fazer a marcação previamente.

Em comunicado divulgado no Portal da Saúde, a Direcção-Geral de Saúde apelou a que os portugueses adiram à vacinação, lembrando que a gripe, apesar de muitas vezes se curar espontaneamente, “pode desencadear complicações, particularmente em pessoas com determinadas doenças crónicas ou com idade igual ou superior a 65 anos”.

"Constituindo a vacina a melhor prevenção para evitar estas complicações, a vacinação contra a gripe é fortemente recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos seis meses de idade), grávidas, bem como a profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, por exemplo, em lares de idosos”, reforça a nota.

Marcações: Saúde

Imprimir Email