«Depressão e Demência» em debate no Hospital de Guimarães

A Unidade de Psicogeriatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Guimarães promove esta segunda-feira o I Encontro de Psicogeriatria, no auditório daquele Hospital.

Em debate está a «Depressão e Demência». Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2014, as tendências demográficas recentes em Portugal são caracterizadas pelo aumento continuado da esperança de vida, a redução da mortalidade infantil, o aumento da emigração, a queda acentuada da fecundidade e o consequente envelhecimento da população. Desta forma, as projeções de população residente do período 2012-2060 indicam que Portugal perderá população até 2060, passando dos atuais 10,5 para 8,6 milhões de residentes. A população com 65 ou mais anos residente em Portugal aumentará até 2060, atingindo cerca de 40% da população total. 

Na sequência desta realidade, tendo-se também identificado no Departamento do Hospital de Guimarães dados relativos à população geriátrica sobreponíveis aos do INE, demonstrativos de uma necessidade crescente de cuidados na área da Psicogeriatria, decidiu-se constituir uma Unidade especificamente vocacionada para o atendimento dos idosos, assim como para doentes que em idades mais jovens padeçam de perturbações cognitivas. 

A Psicogeriatria é uma subespecialidade da Psiquiatria que se ocupa do estudo, prevenção e tratamento das perturbações psiquiátricas no idoso. Esta Unidade de Psicogeriatria/Perturbações Cognitivas assegura valências de consulta externa (Psiquiatria, Psicologia e Enfermagem), neuropsicologia (avaliação e reabilitação), internamento, consulta domiciliária, avaliação e orientação social, apoio ao cuidador, formação pré e pós-graduada e ainda investigação.

Conferências:
10h45: A depressão no idoso (Horácio Firmino)

11h45: Políticas nacionais para o envelhecimento (António Leushner)
12h30: Almoço
14h30: Apresentação da Unidade de Psicogeriatria (Luís Fonseca)
15h00: Demências no idoso (Miguel Gago)
15h30: Neuroimagiologia na Psicogeriatria: Depressão e Demência (Nuno Sousa)
16h00: O contributo da neuropsicologia no diagnóstico das demências e na reabilitação (Filomena Santos)


Marcações: Saúde

Imprimir Email