Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de Guimarães promoveu Reunião Interdisciplinar

A Equipa de Saúde Mental Infanto-Juvenil do Hospital da Senhora da Oliveira, organizou, no passado dia 3, a «III Reunião Interdisciplinar Cruzadas», subordinada ao tema «Família e eu...Eu e a Relação».

Nos primeiros anos de vida a família é o principal modelo estruturante na construção psíquica do indivíduo, tanto do ponto de vista genético como cultural e relacional.
No processo de autonomização do indivíduo, este mantém-se sadio se não estiver isolado, devendo manter relação com o meio, de tal modo que ambos se tornam interdependentes. As experiências relacionais do indivíduo com outros adultos e com os pares, serão determinantes no seu desenvolvimento cognitivo, emocional, afectivo e social.

Com a presença de cerca de 100 participantes, a reunião teve como principal objectivo discutir a co-responsabilidade da família, dos outros e da sociedade no desenvolvimento e funcionamento emocional, afectivo, cognitivo e social da criança e adolescente.

A sessão de abertura contou com a presença de Hélder Trigo, Director Clínico do Hospital, Adelina Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Novais de Carvalho, Director Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Ave e Virgínia Rocha, responsável do Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital.
Na reunião debateram-se vários temas, destacando-se a importância dos factores genéticos e epigenéticos na patologia psiquiátrica nestas idades, o paradigma das ”novas famílias” na sociedade, uma realidade dinâmica e em constante construção; a importância das vivências na escola, quer na relação com adultos quer com pares, no desenvolvimento do indivíduo, bem como o fenómeno de contágio social, intensificado nesta 4ª era digital, nomeadamente no período da adolescência. Realizou-se ainda um Workshop denominado «Práticas e Estratégias Educacionais positivas para pais e professores: a experiência de "Anos Incríveis”».

O programa dos «Anos Incríveis», já traduzido em Portugal, é um programa de intervenção em grupo. Este modelo de intervenção está validado e é eficaz, tanto para a população em geral como para a intervenção com crianças com problemas de comportamento.
Os princípios deste programa são os da parentalidade positiva, ou seja, na educação das crianças os reforços positivos são mais eficazes que a punição. Dinamizando os participantes, as formadoras foram dando exemplos práticos de estratégias para promover um ambiente mais tranquilo na educação e crescimento, com limites e regras, das nossas crianças.
Esta Reunião Interdisciplinar pretendeu aproximar várias áreas do saber, tendo sido também uma iniciativa impulsionadora que proporcionou um debate produtivo sobre estas temáticas e que possibilitou o conhecimento de diferentes realidades e partilha de novas experiências.


Marcações: hospital, Serviço de Pedopsiquiatria

Imprimir Email