Covid-19: Primeiro caso de novo coronavírus confirmado em Guimarães

Um profissional de saúde, que exerce funções na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Moreira de Cónegos, é o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em Guimarães.

O anúncio foi feito ao início da noite deste domingo ao Grupo Santiago pelo Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave (ACES), José Novais de Carvalho, esclarecendo que foi detectado o primeiro caso de resultado positivo para infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID 19.

"Houve um profissional daquela USF que deu positivo. Nesse contexto, foi decidido o encerramento daquela Unidade por 14 dias, a contar do dia 11 deste mês e até ao próximo dia 25, pela Delegada de Saúde; foram identificadas todas as pessoas que contactaram com o profissional e estão a ser contactadas para assim ser possível fazer o acompanhamento da situação de cada uma", afirmou o responsável, apelando às pessoas "para estarem tranquilas e informadas sobre os procedimentos a adoptar quando tiverem necessidade de recorrerem ao serviço".

Sem especificar a natureza das funções exercidas pelo profissional de saúde, o Director do ACES do Alto Ave indica que a pessoa em causa "está em isolamento em sua casa" e não reside no concelho de Guimarães. "O profissional está neste momento bem, sem sintomas... Está em isolamento em casa porque assim terá de ser e será controlado", salientou.

O Director do ACES do Alto Ave explicou que foi notificado pela Autoridade de Saúde Pública "no sentido de encerrar a Unidade de Saúde Familiar de Moreira de Cónegos por ter havido necessidade de colocar os profissionais em isolamento preventivo, tendo em conta que apareceu um caso positivo de um profissional e obriga a todos os cuidados necessários para que a situação seja resolvida e sejam protegidos todas as pessoas envolvidas no processo".

José Novais de Carvalho assinalou que já foram afixados avisos com a informação necessária relativamente à alternativa assistencial existente para os utentes da Unidade de Saúde Familiar de Moreira de Cónegos que serão atendidos nas unidades de saúde de Vizela.

"A situação está a agravar-se e quanto menor for o número de contactos entre as pessoas melhor, mais prevenimos a disseminação da infecção", continuou Novais de Carvalho, pedindo à população para dirigir-se aos serviços do ACES "nos casos absolutamente imprescindíveis" e aproveitando para esclarecer que as declarações para os pais que vão acompanhar os filhos durante o período em que as escolas estão encerradas não são emitidas pelo médico de família. "Há um formulário que está disponível na página da internet da Segurança Social e basta preenchê-lo e entregar à entidade empregadora", concluiu.

Marcações: Guimarães, coronavírus, USF Moreira de Cónegos, profissional de saúde

Imprimir Email