VÍDEO: Gratidão, reconhecimento e esperança nas comemorações dos 30 anos do Hospital de Guimarães

 

A funcionar há precisamente três décadas no actual edifício, o Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães (HSOG) não deixou passar a data em branco e festejou este sábado a efeméride, reconhecendo o trabalho de todos aqueles que contribuíram para a afirmação da Instituição. O mural «O sopro da Vida» foi inaugurado e serve para brindar quem ali trabalha e quem precisa dos seus serviços.

Numa sessão solene realizada no auditório daquela unidade, o primeiro director, José Guimarães, e a primeira enfermeira-directora, Maria José Osório, foram agraciados, assim como os funcionários que completaram 30 anos de serviço.

O Presidente do Conselho de Administração do HSOG considerou que o funcionamento da Instituição "é a prova viva de que a criação do Serviço Nacional de Saúde transformou-se num contributo ímpar para a salvaguarda, de forma individual e colectiva, do direito à saúde de todos os portugueses". "Num tempo particularmente difícil, a resiliência e a robustez do SNS apenas se tornou possível por todos os rostos que o compõem", afirmou Henrique Capelas, referindo-se em particular aos profissionais de saúde do HSOG. "São o espelho de um caminho longo de contínuo crescimento e aprendizagem, composto por todos aqueles que por aqui passaram", acrescentou.

O responsável lembrou que a pandemia da Covid-19 determinou "um tempo muito austero, mas superado com determinação e sucesso", agradecendo a todos os mecenas, à Liga de Amigos, às empresas e instituições, pessoas em nome individual e colectivo que "se juntaram a este hospital em tempos tão difíceis, reforçando a certeza de que nunca estaremos sozinhos".

"Apostar e promover a melhoria dos serviços e das suas valências, com respostas cada vez mais céleres e assertivas; continuar a investir no Hospital através da melhoria dos acessos e recriar políticas de conforto e humanização, actualizando conceitos de saúde em favor da modernidade e da eficiência", foram as prioridades estratégicas apontadas por Henrique Capelas, durante a sessão que contou com a presença do Presidente da Câmara de Guimarães. Domingos Bragança, em nome do Município, "felicitou o Hospital pelo serviço que tem prestado à comunidade", numa breve intervenção.

As comemorações ficaram marcadas pela inauguração do mural «O sopro da Vida», num longo corredor do edifício hospitalar, da autoria do vimaranense Nelson Xize. O trabalho reflecte a visão do artista da relação do Hospital e do trabalho dos profissionais de saúde com a cidade de Guimarães. "A nossa padroeira - Nossa Senhora da Oliveira - dá o principal mote - o início da vida - o sopro - para a criação da vida, desde o embrião até ao ser humano que nasce para um mundo repleto de desafios, em que os profissionais de saúde travam uma luta constante pela defesa da vida, não só nos últimos dois anos devido à pandemia, essa é a sua missão constante", explicou, em síntese, Nelson Xize, autor que passou um mês no Hospital a construir o mural que assinala os 30 anos do nascimento do Hospital.

Marcações: Nelson Xize, Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães, comemorações 30 anos , mural inagurado, O sopro da vida

Imprimir Email