Longa espera para a vacinação contra a covid-19 e gripe no Multiusos de Guimarães

O Centro de Vacinação, situado no Multiusos de Guimarães, tem registado esta semana uma elevada afluência, com tempos de espera superiores a três horas. 

Joaquim Rodrigues, de 82 anos, lamentou a "longa" fila, queixando-se da "péssima organização" do Centro de Vacinação. "São muitas pessoas a aguardar pela vacinação. Toda a gente se queixa do mesmo. Não há senha, é por ordem de chegada. Esperamos duas horas no rés-do-chão, de seguida subimos um andar e esperamos mais uma hora, até chegarmos às «boxes». Depois há apenas cinco ou seis «boxes» de vacinação e com tanta gente é impossível que os enfermeiros consigam dar resposta", alertou Joaquim Rodrigues, sugerindo que o regime «Porta Aberta» devia apenas funcionar depois do agendamento da respectiva faixa etária. 

O utente aponta ainda a falta de condições para quem tem mobilidade reduzida, sublinhando que são necessárias mais cadeiras de rodas.     

Os utentes com mais de 80 anos podem, desde segunda-feira, podem ser vacinados com a terceira dose da vacina contra a Covid e da gripe na modalidade «Casa Aberta», isto é, sem marcação prévia. Para além disso, a administração das vacinas contra a Covid-19 continua a decorrer naquele espaço para a aplicação das segundas doses, assim como no regime de casa aberta para quem ainda não iniciou o processo de vacinação e tenha mais de 12 anos. 

Há, no entanto, mudanças no horário de atendimento, sendo o funcionamento assegurado, de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 14h00, com uma equipa de profissionais mais reduzida.

O Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave reconheceu o problema e lembrou as alterações produzidas em Setembro. "A partir de Setembro desmontaram-se as condições que tínhamos, porque havia menos pessoas a procurar o Centro de Vacinação. Assim, neste momento o espaço é mais pequeno e as equipas são mais pequenas e as horas diminuíram. Muitas das vezes são convocados mais utentes do que a nossa capacidade. Por outro lado, está a funcionar o regime «Casa Aberta». Houve um período em que vinham poucas pessoas, mas agora temos tido mais utentes", explicou José Novais de Carvalho, apresentando as desculpas aos utentes. 

O responsável acrescentou que está a ser equacionado resolver o problema o "mais breve possível", com o aumento do espaço e de equipas para diminuir o tempo de espera. "São problemas que nos preocupam, mas que aparecem e nos obrigam a procurar soluções. As nossas desculpas aos utentes, mas também temos limitações que nos ultrapassam. Vamos encontrar o mais breve possível uma resolução", sublinhou. 

Marcações: gripe, covid-19, centro de vacinação, filas

Imprimir Email