Hospital de Guimarães premiado pela a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica

O Centro Académico do Hospital Senhora da Oliveira foi premiado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) no âmbito do Concurso de Projectos de Capacitação dos Centros de Investigação Clínica em 2021.

O projecto submetido prevê a instalação de um Hospital de dia dedicado à investigação clínica, pretendendo por um lado promover melhoria da eficácia e standardização de procedimentos no âmbito dos diferentes protocolos de investigação em curso e, por outro, proporcionar um ambiente seguro e de conforto para os utentes envolvidos nestes protocolos. A estrutura permitirá também capacitar o Centro Académico para a realização de ensaios clínicos em fases mais precoces, o que o torna mais competitivo e atrativo para estudos nacionais e internacionais.

O Centro Académico e de Formação do Hospital de Guimarães, tem aumentado progressivamente a sua actividade nesta área, conduzindo cerca de 135 ensaios clínicos em diferentes áreas, contribuindo para o avanço do conhecimento e das opções terapêuticas existentes. Esta é uma das apostas do Conselho de Administração, que cedo compreendeu a mais valia da promoção desta actividade juntos dos profissionais de saúde, estimulando a aquisição de competências e a progressão académica como forma de promover uma contínua melhoria da prestação de cuidados baseada nas melhores práticas e na mais recente evidência clínica.

Nos últimos 3 anos, o Hospital de Guimarães registou um conjunto de significativos avanços neste domínio:
Os estudos de iniciativa do investigador aumentaram 20%;
Os ensaios clínicos cresceram cerca de 137%;
O número de profissionais de saúde envolvidos em projectos de investigação clínica aumentou 134%;
Refira-se que desde 2021 o Hospital integra a rede portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica..

O prémio agora atribuído, será entregue esta terça-feira, pelas 15h00, no auditório do INFARMED, em Lisboa.


Marcações: Hospital de Guimarães, investigação clínica

Imprimir Email