Medicina dentária chegou aos centros de saúde de Guimarães

Dois consultórios de medicina dentária já estão a funcionar no concelho de Guimarães, ao abrigo do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral. Graças à parceria estabelecida entre o Município e a Administração Regional de Saúde do Norte, os serviços já estão a funcionar no centro de saúde das Taipas e na Amorosa.

Para o Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, esta união de vontades permitiu "expandir e melhorar a capacidade de resposta da rede de cuidados de saúde primários, alargando a cobertura para a área da saúde oral". José Novais de Carvalho assinalou a importância do investimento disponibilizado pelo Município de Guimarães para o equipamento dos dois gabinetes, num montante de 100 mil euros. "Verificou-se um esforço da Autarquia e por parte da ARS-Norte no sentido de conseguir este programa que vem colmatar uma área que tinha pouca resposta e que permite e melhorar o acesso dos utentes aos cuidados de medicina dentária", justificou, advertindo que abrange todos os utentes do centro de saúde, embora "funcione por referenciação". "Para aceder aos cuidados de saúde oral nestes dois gabinetes, os utentes têm de ser orientados pelo médico de família, podendo ter acesso aos tratamentos considerados necessários em termos clínicos, excluindo as intervenções de natureza estética", explicou, destacando a "sensibilidade manifestada pela Câmara de Guimarães que investiu em dois gabinetes, um no centro de saúde de Guimarães e o outro nas Taipas, em colaboração com a ARS-Norte".

"É importante que os utentes do centro de saúde de Guimarães e das Taipas, conforme as suas necessidades, procurem o médico de família, junto da Unidade de Saúde Familiar para serem referenciados para aquela consulta", insistiu José Novais de Carvalho, ao sublinhar que "o programa de cheque-dentista vai continuar activo". "Os beneficiários de cheque-dentista também poderão ser encaminhados. Esta valência de saúde oral é uma excelente resposta perante as necessidades dos utentes", acrescentou, ao reconhecer que "há um défice nesta área porque este é o início deste programa há muito aguardado".

"Os cheques-dentista são guias que dão acesso a um conjunto de cuidados de medicina dentária. Abrange diversas áreas como prevenção, diagnóstico e tratamento, abrangendo grávidas, beneficiários do Complemento Solidário, crianças e jovens até aos 18 anos, entre outros", observou, ao realçar que nem todos utilizam o cheque-dentista. "Distribuímos 100 por cento dos cheques-dentista e são utilizados cerca de 80 por cento, o que significa que há 20 por cento da população abrangida que não beneficia destes cuidados", afirmou, ao sustentar que as crianças e os jovens são incentivados "a cuidarem da sua saúde oral com os cheque-dentista e depois podem beneficiar dos serviços destes gabinetes". Para além de Guimarães, Taipas, o ACES do Alto Ave dispõe também de gabinetes de medicina dentária em Vizela e Mondim de Basto.

Marcações: saúde oral, ACES do Alto Ave, medicina dentária, Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, centro de saúde das Taipas , centro de saúde de Guimarães

Imprimir Email