Pandemia atrasou identificação e agravou novos casos de cancro

A pandemia atrasou a identificação e agravou novos cancros. A afirmação é de Camila Coutinho, directora do Serviço de Oncologia do Hospital da Senhora da Oliveira, no Dia Mundial Contra o Cancro que se assinala esta sexta-feira.
A propósito da efeméride aquela responsável destaca a importância do diagnóstico precoce do cancro e a adopção de uma vida saudável como forma de prevenir a doença.

"O Dia Mundial pretende, no fundo, tocar um bocadinho a atenção de todos e mais uma vez para a importância da prevenção do cancro e aquilo que cabe a cada um de nós fazer para melhorar o diagnóstico precoce e preveni-lo", afirmou Camila Coutinho.
"É muito importante porque sabemos que o diagnóstico precoce tem uma probabilidade de cura muito superior e acho que é sempre importante alertarmos todos para que estejam atentos à sua saúde e não descuidem aquilo que é importante naquilo que possa conduzir a um diagnóstico mais atempado ou até evitar o cancro", acrescentou.

Apesar da pandemia, Camila Coutinho lembra que "na oncologia nunca paramos, nunca deixámos de fazer os tratamentos antineoplásicos aos doentes. Fizemos alguns ajustes, tentamos escolher esquemas terapêuticos que permitissem que os doentes os pudessem fazer em ambulatório quando isso era possível, ou então viessem ao Hospital o mínimo de vezes possível", sublinhando que "foram sempre assegurados todos os tratamentos aos doentes oncológicos porque são considerados prioritários".

Num contexto em que foram suspensos os rastreios, o resultado foi "um atraso de novos diagnósticos e de diagnósticos de cancro em estado mais avançados".
"Perdeu-se algum tempo na identificação de novos casos de cancro", sublinhou.
Segundo Camila Coutinho os cancros mais prevalentes "são sempre os cancros da mama, do cólon rectal, do pulmão e da próstata". É com esta certeza que a Directora do Serviço de Oncologia salienta a importância da "prevenção primária" e a "adopção de um estilo de vida saudável, uma alimentação saudável, realizar exercício físico e evitar todos os factores de risco, nomeadamente o tabaco que temos estabelecido como motivador de vários tipos de cancro".

Marcações: cancro , Serviço de Oncologia, dia mundial, Camila Coutinho

Imprimir Email