Investigador do 3B’s da UMinho vence prémio da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O projecto de investigação VECTOR, centrado na detecção precoce do cancro, venceu o prémio «Liga Inovação 2023» promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro através do seu Núcleo Regional do Norte.

O projecto é liderado pelo investigador auxiliar David Caballero e pelo professor Rui L. Reis, do Grupo de Investigação 3B’s, do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos​ (I3B’s) da Universidade do Minho.
O prémio foi entregue no âmbito do 5.º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia que decorreu no Porto e que reuniu 100 trabalhos de jovens cientistas de todo o país, no âmbito do Dia Mundial da Investigação em Oncologia, com a intenção de apoiar a investigação na área.

O projecto premiado procura fornecer uma solução simples, eficaz e de baixo custo para o diagnóstico precoce de casos de reaparecimento do cancro. Dessa forma, foi criado um dispositivo que funciona por meio das vesículas extracelulares, pequenas “cápsulas” que estão no nosso corpo e ajudam na comunicação celular e noutros processos biológicos, usando tecnologia de biópsia líquida baseada em microfluídica, que permite analisar pequenas amostras de fluídos corporais para detectar doenças, como o cancro.
A detecção precoce do reaparecimento do cancro é não só essencial para a sobrevivência do doente como também na redução substancial dos custos de saúde associados com a necessidade de exames e testes adicionais, tratamento e hospitalização prolongada.

O investigador irá receber a quantia de 7.500 euros que para desenvolver um novo projecto na área, em 2024


Marcações: cancro

Imprimir Email