Guimarães "reúne todas as condições" para liderar a criação de um HUB de inovação em saúde

Guimarães "reúne todas as condições" para liderar a criação de um HUB de inovação em saúde, capaz de responder aos novos desafios da indústria biomédica e da medicina regenerativa.
A convicção foi assumida pelos diferentes participantes na conversa sobre o tema "Disrupção na Saúde", realizado esta quarta-feira no Avepark, no âmbito do mês dedicado pelo Município de Guimarães à "Economia e Inovação".

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, justificou a necessidade de envolvimento dos sectores tradicionais nos projectos desenvolvidos nas unidades de investigação, assumindo como "uma prioridade" essa transformação. "Temos recursos de ciência nesta área, com o trabalho desenvolvido pelo Instituto Europeu de Medicina Regenerativa, o I3BS, e pelo Instituto Cidade de Guimarães que de certo modo é a ampliação daquele Instituto. Temos investigação da melhor que se faz na Europa e no mundo, mas o que importa é que o talento e a investigação adquirida possa ser aplicada em empresas sediadas na região", desafiou Domingos Bragança.

"Temos um sistema empresarial muito rico. Queremos que as empresas e os empresários possam convidar os investigadores que produzem conhecimento a avançar com os projectos, criando valor económico para as investigações que aqui são feitas e possamos criar um hub, uma plataforma empresarial de saúde aqui em Guimarães. Temos todas as condições para isso", sustentou.

Na sessão, David Siqueira Magboulé, do Labmarket, Ana Ribeiro, da Hydrumedical, Céu Carvalho, da KPMG, Gonçalo Ribeiro Andrade, da Indaco Bio (Biotech) Fund, e João Vilaça, do IPCA, apresentaram diferentes perspectivas sobre o panorama da indústria local/regional e o seu potencial de inovação, abordando em particular o sector da indústria biomédica, ligada à saúde e medicina regenerativa.

Na abertura da sessão, o Director do Centro Académico e Formação do Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães referiu-se ao potencial da investigação no sentido de oferecer ajuda no desenvolvimento de produtos e aplicações, contribuindo para a melhoria dos processos em ambiente hospitalar, garantido a qualidade dos serviços prestados. Pedro Cunha realçou a importância da translação do conhecimento das unidades de investigação para os hospitais e as "oportunidades de colaboração com a comunidade empresarial".

Na sua intervenção, o Presidente do I3BS, Rui Reis, considerou que Guimarães e a região podem assumir a liderança nas novas áreas, "no futuro da medicina", ao sustentar que uma "dinâmica empresarial forte capaz de articular esforços com os parceiros clínicos e empresários".

Imprimir Email