Hospital de Guimarães implementa nova terapêutica para doentes com parkinson

O Serviço de Gastrenterologia e o Serviço de Neurologia do Hospital da Senhora da Oliveira, implementaram com sucesso uma nova técnica, de administração através de PEG - Jejunal de terapêutica avançada anti-parkinsónica de gel de levodopa (Duodopa) na Doença de Parkinson.

Em comunicado, o Hospital de Guimarães refere que esta técnica de Gastrenterologia endoscópica diferencia-se tecnicamente pela minúcia da PEG ter um prolongador fino cuja extremidade fica posicionada no jejuno (porção proximal do intestino delgado).
A PEG - Jejunal é posteriormente conectada com a máquina extra-corporal de perfusão contínua de gel de levodopa (Duodopa). A perfusão de gel de levodopa directamente no jejuno permite a sua absorção intestinal de forma contínua e controlada o que se traduz num perfil farmocinético previsível, em «plateau» e sem flutuações e consequente estimulação dopaminérgica contínua e constante no sistema nervoso central.

Esta terapêutica avançada está indicada em doentes com Doença de Parkinson em estado avançado, sem resposta à terapêutica anti-parkinsónica oral, permitindo estender, desta forma, sobrevida com qualidade.
"Trata-se de uma boa novidade para a comunidade que este Hospital serve", concluiu o comunicado.


Marcações: parkinson

Imprimir Email