ORIGO vai acompanhar crianças até aos três anos em Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães, o Hospital Senhora de Oliveira de Guimarães (HSOG) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Ave lançaram o Projecto ORIGO. Trata-se um modelo de intervenção comunitária colaborativo, intersectorial e multinível para promoção do desenvolvimento, saúde e bem-estar na Primeira Infância no Município de Guimarães.

O projecto pretende sinalizar crianças dos zero aos três anos, criando uma base de dados que permita acompanhar todo o percurso de saúde, avançou a vice-presidente do Município, Adelina Pinto, na apresentação do projecto. A iniciativa vai envolver protocolos com parceiros, como a ProChild, Segurança Social, CPCJ ou creches que ajudem na formação e identificação de problemas.

Raquel Corval, da ProChid, destacou o desenvolvimento das aprendizagens nos primeiros 100 dias de vida e toda a formação que é necessária nas creches. Já Clara Paz Dias, do HSOG, reiterou que a formação precoce nas crianças tem "resultados no futuro", referindo que este projecto-piloto vai começar em Guimarães, mas o objectivo é expandir para o resto do país. "Acredito que vamos fazer diagnósticos mais precoces", afirmou Clara Paz Dias.

José Novais de Carvalho, presidente do ACES do Alto Ave, falou do acompanhamento das unidades de saúde primárias, desde da gravidez até aos primeiros meses de vida. O responsável sublinhou ainda que é "fundamental criar esta rede".

Marcações: ORIGO

Imprimir Email