Departamento de Psiquiatria do Hospital preocupado com tentativas de suicídio

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Alto Ave pretende implementar, ainda este ano, uma Unidade de Crise. O projecto revela a preocupação dos seus responsáveis perante os números registados em matéria de suicídios e tentativas de suicídio na área de influência daquela unidade hospitalar. O objectivo, segundo o Director do Departamento de Psiquiatria e saúde Mental do Centro Hospitalar do Alto Ave, “é ajudar as pessoas que estão a passar por momentos difíceis e apresentem sinais de poderem cometer o suicídio”.
Em declarações ao Guimaraesdigital.com, Carlos Lima defende a entrada em funcionamento da Unidade de Crise numa altura em que “estão a ser acompanhadas entre 300 a 400 pessoas que estão a viver uma crise”.
As estatísticas não ajudam, pois os registos só se iniciaram em Abril de 2010, mas o elevado número deixa-nos bem preocupados, mesmo que, aparentemente, não haja um aumento da média mensal, dos registos de 2010 para 2011.  
Este ano, até 3 de Junho, pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Alto Ave já passaram 75 pessoas que tentaram o suicídio. Já no ano passado, entre os meses de Abril e Dezembro, registaram-se 168 tentativas de suicídio, números revelados ao nosso jornal por Carlos Lima. Aquele responsável salienta que, no ano passado, o período que mais tentativas e suicídios registou foi o Verão.



Marcações: Saúde

Imprimir Email