Deslizamento de terra corta EN 207 em Gonça; árvore caiu sobre três carros na Costa

A Estrada Nacional 207 foi cortada esta madrugada no troço que atravessa a freguesia de Gonça.
Uma parte da via ficou destruída após o deslizamento de terra e de pedras. A via encontra-se cortada desde as 4h.20, altura em que foi dado o alerta para os Bombeiros Voluntários de Guimarães. No local esteve o vereador responsável pela pasta da Protecção Civil, Amadeu Portilha.

Na freguesia da Costa, na Rua Doutor João Alberto Mota Prego de Faria, um poste de eletricidade caiu sobre três viaturas que se encontravam estacionadas. A queda do poste aconteceu após o deslizamento de terras e o desabamento de um muro. Este incidente levou ao local os Bombeiros Voluntários de Guimarães, a PSP, a Protecção Civil e ainda uma equipa da EDP.

Em Selho, S. Jorge, a Polícia Municipal interditou, esta manhã, a via que dá acesso ao Parque de Lazer. Parte da rua cedeu, pelo que foi necessária a intervenção no local.

Numa noite de muito trabalho, os Bombeiros Voluntários de Guimarães foram chamados para remover diversas árvores, concretamente nas freguesias da Costa, Brito, Oliveira do Castelo, Airão São João, Mesão Frio e Calvos. Em todos estes casos não se registaram danos materiais.

Durante esta madrugada, os Bombeiros Voluntários das Taipas tiveram no terreno 63 homens para acorrer aos muitos pedidos que chegaram ao seu quartel. A maioria deveu-se a inundações. Na Rua Professor Manuel José Pereira, diversas garagens ficaram inundadas. Um cenário idêntico verificou-se na freguesia de Donim, em garagens e anexos de casas ribeirinhas. A zona das Termas também ficou submersa devido à muita chuva que caiu.
Os Bombeiros Voluntários das Taipas tiveram ainda de intervir na freguesia de Sande, São Clemente, onde se registou um deslizamento de terra no Lugar de Marnel.

Entretanto, é esperado que o caudal do Rio Ave diminua ao longo do dia uma vez que Barragem do Ermal deixou de debitar o máximo permitido, 200 m3 por segundo, às 4 horas.

Até às 12 horas, o distrito de Braga, incluindo o concelho de Guimarães, está sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de ventos fortes.
Os distritos afectados são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.


Marcações: Segurança

Imprimir Email