Rotary de Guimarães entrega quatro desfibrilhadores à UMinho

O Rotary Club de Guimarães oferece, segunda-feira, à Universidade do Minho quatro desfibrilhadores, que visam prestar assistência aos utentes do campus de Azurém, em Guimarães. A cerimónia de entrega dos equipamentos é às 12h, na sala de atos da Reitoria, e conta com o reitor António  Cunha, o pró-reitor para a Infraestrutura, Paulo Ramísio, e o presidente dos rotários de Guimarães, José Neves. Vão ser também entregues certificados a 12 docentes e não docentes da UMinho que tiveram formação em suporte básico de vida e ficam a cargo daqueles dispositivos portáteis.
Os desfibrilhadores automáticos externos (DEA) vão ficar instalados na Escola de Engenharia, na Escola de Arquitectura, no Pavilhão Desportivo e no Salão Nobre do campus. A ação é monitorizada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tem patrocínio científico da delegação Norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), do Instituto Português do Ritmo Cardíaco, da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Eletrofisiologia e conta com apoio da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães.  
O Rotary Club de Guimarães já entregou cerca de 30 desfibrilhadores nos últimos anos, considerando o concelho como “o mais seguro do país” no socorro a situações de morte súbita, a qual tem uma mortalidade superior à da sida e a cancros da mama e pulmão no seu conjunto.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email