Richebourg eleva Domingos Bragança a Cidadão Honorário da vila francesa


Guimarães prestou homenagem aos soldados vimaranenses da Brigada do Minho que pereceram na Batalha de La Lys, com a colocação de uma placa no cemitério português de Richebourg (França).

O Presidente da Câmara da vila de Richebourg, Gérard Delahaye, atribuiu a medalha de Cidadão Honorário da vila francesa a Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, realçando a sensibilidade pela iniciativa desenvolvida através do programa «Alma dos Lugares», com o apoio do Município de Guimarães, na colocação de uma placa no Cemitério de Richebourg em homenagem aos soldados vimaranenses que pereceram na Batalha de La Lys, no ano do seu centenário.

O projecto «Guimarães Marca» assumiu esta iniciativa, no âmbito da promoção do território, com uma viagem de moto protagonizada pelo vimaranense Abel Cardoso, entre os dias 12 e 20 de Outubro.

Antes da reunião do Executivo Municipal, da passada quarta-feira, Abel Cardoso entregou ao Presidente da Câmara de Guimarães a medalha de Cidadão Honorário de Richebourg, acompanhada pela mensagem em vídeo do presidente da Vila francesa.

Domingos Bragança destacou a “justa homenagem a estes cidadãos vimaranenses” e adiantou que em Guimarães será feita uma réplica da placa colocada em Richebourg, para assinalar uma homenagem semelhante.

Em Richebourg, uma pequena localidade junto à fronteira com a Bélgica, estão depositados os restos mortais dos soldados de Guimarães, num conjunto total de 1884 corpos identificados, que pereceram na Batalha de La Lys, durante a I Guerra Mundial. O pequeno cemitério criado para o efeito em 1924 (erigido no local onde outrora passava uma trincheira portuguesa) tem configurações de elementos nacionais e é o único cemitério exclusivamente português em França, sendo o seu interior solo nacional.


Imprimir Email