Programa Hereditas já mapeou 30 freguesias de Guimarães e abriu 2 mil 500 fichas de bens patrimoniais

O trabalho que está a ser desenvolvido pelo programa Hereditas foi apresentado esta manhã à vereação vimaranense.

A arquitecta Teresa Costa deu conta dos objectivos do projecto que está a proceder à elaboração de uma base de dados do património construído, natural e imaterial do Concelho de Guimarães, no sentido de a disponibilizar e divulgar on-line.

A responsável indicou que está a ser criado um inventário do património imóvel, móvel e integrado, paisagístico e imaterial, num processo que já abrange por completo 30 freguesias, estando em curso em mais quatro. Ao todo, já foram abertas 2 500 fichas dos bens mapeados pelo projecto.

A arquitecta destacou que o projecto liderado pelo Departamento de Desenvolvimento do Território da Autarquia conta com uma equipa externa, com assessoria científica, realçando a colaboração com as diferentes instituições públicas e particulares. Teresa Costa revelou a disponibilidade da Arquidiocese de Braga para celebrar um protocolo com o Município para fazer o inventário e registo do património existente nas igrejas, assim como os contactos mantidos com a Câmara de Felgueiras para a elaboração de uma proposta conjunta destinada à reabilitação do caminho romano que liga Serzedo a Pombeiro.

Excerto do artigo que será publicado na íntegra na edição do jornal O Comércio de Guimarães de 17 de Abril de 2019.

Marcações: Câmara de Guimarães, Heredias, inventariação

Imprimir Email