CPCJ "contribui para uma cultura de prevenção primária"

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Guimarães organiza esta sexta-feira o Seminário Internacional «A protecção e a participação das crianças em Guimarães», numa iniciativa que decorre no auditório da Fraterna. 

A promoção e a protecção dos Direitos das Crianças, consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, de 1989, em particular o direito à protecção e o direito à participação, dão o mote para um espaço que se pretende de partilha, reflexão e discussão entre diversos convidados do evento. 

Na sessão de abertura, Marta Pinto, presidente da CPCJ de Guimarães, agradeceu todos envolvidos no trabalho desenvolvido pela instituição. 

Marcou também presença Fernanda Almeida, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens em representação da Presidente Rosário Famhouse, que explicou a importância das CPCJ's. "A CPCJ contribui para uma cultura de prevenção primária, no domínio dos direitos da criança, constitui uma das missões mais relevantes que o sistema de de promoção e protecção confia às comissões de protecção das crianças e jovens", disse.

A Vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, mostrou o desejo de "esvaziar" a CPCJ de Guimarães. "Nós teremos o caminho feito quando a CPCJ não tenha o que fazer. Significa que todo o trabalho prévio foi bem feito.  É este o nosso objectivo e o que Guimarães tem feito nas múltiplas formas de trabalhar. Nós somos uma cidade amiga e educadora das crianças", referiu Adelina Pinto, acrescentando que em Guimarães "tem de nascer boas práticas que sejam exemplo para o resto do país".

Marcações: CPCJ de Guimarães

Imprimir Email