Protocolo permitiu à Câmara de Guimarães aumentar realização de testes à Covid-19 em lares de idosos



A Câmara Municipal de Guimarães, através de um protocolo de colaboração com Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital da Senhora da Oliveira, aumentou a capacidade de resposta na realização de testes de rastreio à Covid-19 para os utentes dos lares de idosos. O processo, referiu a Autarquia, "continua a decorrer a bom ritmo, ao mesmo tempo que decorrem os testes de rastreio a todos os funcionários destas instituições", processo que ficará completo esta semana, em articulação com a Segurança Social e Cruz Vermelha.

"Este protocolo resulta da necessidade de testar com maior celeridade a população mais idosa e vulnerável, e soma às unidades de rastreio existentes, complementando o trabalho das autoridades regional e nacional de saúde. A realização de testes aos utentes dos lares está em curso há várias semanas e mesmo no período mais complicado pela ausência de testes disponíveis, a Câmara Municipal de Guimarães garantiu resposta às solicitações dos lares, nomeadamente aos utentes e funcionários sintomáticos", notou a Câmara Municipal.

Em Guimarães foi criada uma primeira Unidade de Rastreio, com a realização de uma centena de testes por dia, no pavilhão Multiusos, em parceria com a Unilabs e ARS-Norte. Entretanto, está já na derradeira fase a realização de testes nas instituições aos colaboradores, através do ACES do Alto Ave e da Segurança Social, em parceria com a Cruz Vermelha. A resposta de testes à Covid-19 em Guimarães aumentou ainda com a implementação de uma unidade no antigo edifício da estação da CP.


Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Hospital da Senhora da Oliveira, covid-19, testes, Escola de Medicina da Universidade do Minho

Imprimir Email