30 anos depois realiza-se este domingo a Procissão de S. Gualter

Neste domingo e integrado no programa das Festas Gualterianas, realiza-se a Procissão de S. Gualter. A procissão em honra do padroeiro das Festas da Cidade não saía à rua há 30 anos, mas agora é recuperada graças à revitalização da Irmandade de S. Gualter, como salientou o Arcipreste de Guimarães.

S. Gualter foi um dos enviados a Portugal por S. Francisco de Assis. S. Gualter foi acolhido em Coimbra por D. Urraca, ma o seu destino era Guimarães.
E a caridade que Gualter sempre teve para com o povo, valeu-lhe a canonização que nunca foi oficializada pelo Vaticano. De resto, nunca existiu qualquer processo de beatificação ou canonização de Gualter.

A procissão de S. Gualter sairá à rua este domingo, pelas 17 horas. A procissão será antecedida da deslocação da imagem do santo popular desde o lugar da Fonte Santa, em Urgezes, até à Igreja dos Santos Passos.
A procissão será presidida por D. Manuel Monteiro de Castro e saíra da Igreja dos Santos Passos, passando sucessivamente pelo Largo República do Brasil, Senhora da Guia, Alameda de S. Dâmaso, Toural, Rua da Rainha, Senhora da Guia, Largo da República do Brasil, recolhendo novamente à Igreja dos Santos Passos.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email