VÍDEO: Oferece 150 "olhos de couve" para garantir tradição da Consoada em Fermentões

Não é agricultor, mas o quintal é o seu "divertimento", um refúgio na natureza que ganhou ainda mais sentido em tempo de pandemia. Sorridente e satisfeito com os prodígios da terra que cultiva na zona de Fervenças, em Fermentões, Jerónimo Costa decidiu mais uma vez partilhar as suas magníficas couves com a comunidade.

"No ano passado, não foi possível, mas este ano, não faltam couves", diz, apontando para os pés de couves que abundam no terreno envolvente à sua residência, onde crescem igualmente outras espécies hortícolas.

"Temos de ajudar a manter a tradição e a acompanhar o bacalhau e as batatas, na ceia de Consoada não podem faltar os "olhos", prossegue, ao indicar que após a colheita outras serão plantadas.

Viçosas, muito verdes e frescas, mais macias graças à geada dos primeiros dias de dezembro, as couves serão brevemente cortadas para na próxima quarta-feira, durante a manhã, ficarem à disposição de quem precisar nas instalações da Junta de Freguesia de Fermentões.

Mesmo com as restrições ao convívio impostas pela pandemia da Covid-19, na noite de consoada, as couves galegas devem fazer companhia às batatas e ao bacalhau na ceia tradicional que celebra o Natal.

Imprimir Email