Morreu «Gonçalves de Guimarães», cantador ao desafio célebre pelas actuações em festas e romarias

Morreu o cantador ao desafio Joaquim Gonçalves, conhecido no panorama artístico como «Gonçalves de Guimarães».

Com 85 anos, Joaquim Gonçalves faleceu vítima de doença e residia em Real, Braga, estando as cerimónias fúnebres marcadas para amanhã, às 17h30, em Guimarães, com missa na igreja paroquial de Candoso São Tiago, de onde era natural, indo depois a sepultar no cemitério daquela freguesia.

Nas redes sociais, a morte do célebre intérprete de cantigas de improviso e desgarradas mereceu a reacção de muitos artistas.

Em várias edições dos «Encontros de Cantares ao Desafio», organizados pela Rádio Santiago, «Gonçalves de Guimarães» deu o seu contributo, com o seu estilo peculiar em que evidenciava a profunda paixão pelo desafio dos versos e das rimas, pelo despique musical embalado pelo som da concertina.

No seu perfil de Facebook, Augusto Canário escreveu: "Triste notícia. O Gonçalves deixou-nos. Mais do que exaltar os seus dotes e os seus feitos de distinto cantador, importa neste momento, apresentar sentidas condolências à família, aos amigos mais chegados e à ‘família' dos CANTARES AO DESAFIO. A ele, que tanto cantou os Santos e o Sagrado, que Deus tenha em sua presença".

O vimaranense Daniel Fernandes escreveu: "Descansa em paz velhinho... Até um dia..."

Nas festas e romarias em que actuava, «Gonçalves de Guimarães» distinguia-se pelas suas interpretações do género conhecido no meio pela designação de «fundamentos», em que evocava a vida e obra de santos e santas.

 

Marcações: cantares ao desafio, Gonçalves de Guimarães

Imprimir Email