VÍDEO: Comemorações do 1º de Maio encheram ruas de Guimarães

A tradição cumpriu-se, mesmo em tempo de pandemia: o 1º de Maio foi comemorado nas ruas de Guimarães, com centenas de pessoas a participarem na concentração e desfile organizado pela União de Sindicatos de Braga.

No Largo do Toural, as máscaras faciais, juntaram-se às tarjas e às bandeiras. A praça encheu como acontecia antes da pandemia e houve desfile, com os participantes a percorrerem a Rua de Santo António, Rua Gil Vicente e Rua Paio Galvão.

O Coordenador da União de Sindicatos de Braga leu a resolução deste 1º de Maio, em que não são ignorados os "tempos difíceis em que o aproveitamento da situação pandémica agrava as dificuldades em que se encontram os trabalhadores, as famílias e o País", "os trabalhadores no desemprego" e "os postos de trabalho ameaçados pela precariedade e pelos baixos salários". Joaquim Daniel apontou as reivindicações como o aumento geral dos salários e das pensões, a segurança no emprego, a dinamização da contratação colectiva e o incremento da produção nacional.

"O aumento geral dos salários em 90 euros para todos os trabalhadores, a valorização das carreiras e profissões, a fixação dos 850 euros a curto prazo para o salário mínimo nacional, o aumento real das pensões, a luta pelas 35 horas e contra a desregulação dos horários de trabalho, a exigência do cumprimento e reposição de direitos, a revogação das normas gravosas da legislação laboral, nomeadamente a caducidade da contratação colectiva e a reposição do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador, o reforço dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, a garantia de condições de trabalho, nomeadamente as de saúde e segurança nos locais de trabalho" são as reivindicações referidos naquele documento.

Para o próximo dia 8, está convocada uma manifestação nacional no Porto, sob o lema "Por uma Europa dos Trabalhadores e dos Povos, Afirmar a Soberania, Lutar pelos Direitos, Mais Emprego, Produção Nacional, Salários e Serviços Públicos.

 

Marcações: 1º de Maio, dia do trabalhador

Imprimir Email