VÍDEO: Projecto-piloto: Papel, plástico e metal recolhidos porta-a-porta em Urgezes

Está a funcionar há dois meses, um projecto piloto de recolha selectiva de resíduos porta-a-porta, abrangendo uma área com 250 habitações, em Urgezes. É uma acção delineada para suprir a ausência de contentores destruídos em actos de vandalismo praticados naquela freguesia.

Duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras, depois das 20h00, o veículo de recolha selectiva da RESINORTE percorre as ruas abrangidas pelo projecto para receber o papel, o cartão, as embalagens de plástico e de metal.

O Grupo Santiago acompanhou uma jornada de trabalho e constatou que ainda nem toda a população aderiu à iniciativa que procura incentivar as boas práticas ambientais.

O Autarca de Urgezes constata que "a adesão tem sido lenta", enaltecendo o papel das crianças na sensibilização dos adultos para a importância da separação dos resíduos domésticos. Luís Abreu apela a um maior envolvimento das pessoas, justificando que esta experiência procura servir de alternativa à presença física de equipamentos da Resinorte nas ruas, após sucessivos episódios de vandalismo de que foram alvo.

Marisa Lima, da Resinorte, destaca que é uma iniciativa inovadora, estando a ser avaliada a adesão da população. "Tivemos imensos ecopontos destruídos pelo fogo em Urgezes e decidimos avançar com esta experiência, para tentarmos ver se funciona, se a população está receptiva a esta recolha de proximidade", justifica, lamentando os transtornos causados se os resíduos que podem ser valorizados forem colocados no contentor destinado ao lixo indiferenciado e, assim, for encaminhado para aterro. 

Nesta fase, o projecto piloto de recolha porta-a-porta de papel, cartão, plástico e metal, não abrangendo o vidro que deverá ser separado e colocado em vidrões.

A entrega dos sacos (ecobags) apropriados para a colocação é efectuada pela Junta de Freguesia de Urgeses, podendo ser levantados de segunda a sexta-feira no período da tarde naqueles serviços.

As recolhas acontecem duas vezes por semana: às segundas e sextas-feiras, a partir das 20h00. 

 

Marcações: recolha selectiva

Imprimir Email