Gualterianas: Casa da Marcha precisa de obreiros para criação do número maior das festas

Este ano a Marcha estará de regresso às ruas da Cidade no âmbito das Festas Gualterianas. Os trabalhos de confecção dos carros alegóricos já começaram, mas o Presidente da Direcção da Casa da Marcha lamenta a falta de recursos humanos, fazendo um apelo à participação dos vimaranenses na preparação do número maior dos festejos.

"Com estes dois anos em que não se realizou a Marcha devido à pandemia, o pessoal parece que se afastou e não aparece na Casa da Marcha", lamentou José Pontes.

Na contagem decrescente para os festejos da Cidade, responsável não esconde alguma preocupação com a situação. "Não sei se estão com medo ao covid", disse. Por isso, espera que "o pessoal apareça porque é isso que precisamos, de obreiros". Mas não só, também de "figurantes porque ainda ninguém apareceu para se inscrever", ao contrário do que é habitual.

José Pontes faz um sério apelo ao voluntariado, sublinhando que "os interessados podem aparecer todos os dias na Casa da Marcha", sendo certo que todos podem ser úteis na grande jornada de confecção dos carros e dos bonecos iluminados. "Não são necessários requisitos especiais para ajudar nos trabalhos. Qualquer pessoa pode aparecer para ajudar, todos podem ajudar porque aprendem uns com os outros. Aceitaremos todos de bom grado", realçou.

A cerca de três meses das Festas da Cidade, o trabalho decorre "todos os dias à tarde e à noite". Mas, na tarefa de preparar um número que encerra as centenárias Festas Gualterianas, lá mais para a frente, chegará o tempo em que o trabalho, "será diário, durante todo o dia".

Apesar das dificuldades registadas, é certo que as Gualterianas deste ano terão Marcha e José Pontes desvenda alguns dos carros que vão poder ser apreciados pelos milhares de vimaranenses e turistas que assistirão ao desfile: Carro da Cidade, Carro da Criança, Carro da Ucrânia, Carro dos 100 anos do Vitória e Carro do Ambiente.

Haverá também carro dedicado às próprias Festas Gualterianas, para além de mais dois cujo tema e concepção será da responsabilidade de dois estabelecimentos de ensino e ainda não foi comunicada à organização.

Marcações: Marcha Gualteriana, Festas da Cidade e Gualterianas, obreiros

Imprimir Email