Desfiles de Carnaval em Pevidém, Oleiros, Briteiros e São Torcato

A folia do Carnaval regressa esta terça-feira, com a alegria e a euforia a várias localidades do concelho de Guimarães.

Na vila de Pevidém, seis carros vão animar o desfile pelas ruas da vila, a partir das 15h00. A Associação Cultural Sol no Miral está a preparar o evento no formato habitual, de envolvimento, proximidade e contacto com o público, com a vontade revigorada por voltar a ser possível o espectáculo de rua.

Rui Fernandes, da organização, assinalou que as tradições ancestrais do evento são conjugadas com a construção de seis carros alegóricos, alinhados com as seguintes temáticas: carro da vila de Pevidém, dedicado à reconversão do Largo do Cruzeiro e a instalação do monumento a Albano Martins Coelho Lima; o carro da criança com a alusão aos 80 anos da publicação da primeira edição do livro "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry; carro "Preço Certo", programa icónico da televisão; carro "massagens Corno`élia", para uma sociedade agitada com stress e ansiedade, a massagem e o relaxamento são essenciais; carro da Rainha que no seu trono acenará à população, acompanhada pelas suas belas damas; e, por último, o carro do Entrudo, "em que todos vão chorar pelo irmão mais velho ".

O «Enterro do Entrudo», com a leitura do testamento, está marcado para as 21h30, no Mercado de Pevidém.

Em Oleiros, há concentração dos foliões junto da Igreja, a partir das 14h30. Segue-se o desfile carnavalesco e a entrega de prémios. Pelas 17h00, decorre uma sessão de Cantares ao Desafio, com Cristiana Sá e Augusto Moreira. Ainda durante a tarde, haverá leitura do testamento do Caipirinha, às 18h00, e Enterro do Entrudo, às 18h30. A organização fica a cargo da Arco - Associação Recreativa e Cultural Oleiros São Vicente.

Em Briteiros São Salvador, para terça-feira está marcada a concentração, pelas 14h30, em frente à Casa do Povo. O início do cortejo acontece às 15h00 e pelas 16h30 entrega de prémios aos melhores mascarados e diplomas aos participantes. O ritual fúnebre do Arturinho decorre a partir das 20h45.

Em São Torcato, a ADCL organiza um desfile carnavalesco. Trata-se de uma iniciativa marcada para as 15h00.

Nas Caldas das Taipas, há enterro do Arturinho numa cerimónia carnavalesca marcada para as 21 horas, com leitura do testamento no Largo de Santo António.

 

Marcações: Carnaval

Imprimir Email