Jornadas Históricas dão início às comemorações do Dia Um de Portugal

Tem início amanhã, sábado, o programa evocativo de mais um aniversário do Dia Um de Portugal, evocativo da Batalha de S. Mamede, ocorrida a 24 de Junho de 1128.

O programa começa com as Jornadas Históricas que vão decorrer no Paço dos Duques de Bragança.
A abertura dos trabalhos está marcada para as 14h00, seguindo-se a apresentação da revista «Afonsina III 2022 – Mesteres e Mesteirais na idade média», a cargo de Antero Ferreira, Presidente da Sociedade Martins Sarmento.

A conferência de abertura será de Maria Helena Coelho, da Universidade de Coimbra e subordinada ao tema «O convívio e a festa: um tempo extraordinário na vida quotidiana». Seguem-se comunicações sobre a «Idade Média. Refeições simples e banquetes», por Ana Marques Pereira, licenciada em medicina pela Universidade de Lisboa. Segue-se a conferência «A paisagem no planeamento dos jardins medievais», por Sacha Assis Lima, Presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
A conferência de encerramento versará o tema «Viver ao ritmo da igreja. Quotidianos religiosos nas cidades e vilas medievais portuguesas», por Mário Farelo, especialista em História Medieval.
As jornadas terminam com uma mesa redonda sobre «O presente da idade média — representações contemporâneas da vida medieval», com a participação dos oradores convidados.

A comemoração do 24 de Junho de 1128, prosseguirá no fim-de-semana seguinte, com a realização da XI edição da Feira Afonsina, nos dias de 22 a 25, subordinada ao tema «Afonso: Político e Diplomata». No dia 24, realiza-se a sessão solene evocativa da data, pelas 18h30, no Campo de S. Mamede.


Marcações: Jornadas Históricas

Imprimir Email