Funcionários judiciais em greve condicionam funcionamento dos tribunais

O Sindicato dos Funcionários Judiciais marcou uma greve total para esta sexta-feira, que coincide com o último dia da greve atípica que decorre desde o final de Maio.

De acordo com o pré-aviso de greve, a paralisação vai vigorar no dia 14 de Julho de 2023, das 9h00 às 17h00, em todas as unidades orgânicas / juízos, para todos os funcionários judiciais a exercer funções nos tribunais e serviços do Ministério Público, bem como noutros departamentos e serviços do Estado português". Esta é uma resposta à falta de acção do Governo, como explica o sindicalista, José Torres.
O sindicato reclama no imediato a abertura de procedimento para acesso a todas as categorias profissionais (escrivão adjunto, técnico de justiça adjunto, escrivão de direito, técnico de justiça principal e secretário de justiça), bem como a inclusão no vencimento do suplemento de recuperação processual pago a 14 meses e com retroativos a janeiro de 2021.

Ainda sem números conhecidos, o Grupo Santiago sabe que nos tribunais da Mumadona e Creixomil, a adesão a greve é significativa estando a condicionar o normal funcionamento daquelas estâncias judiciais.

 

Foto Arquivo


Marcações: greve, tribunais

Imprimir Email