Igreja da Oliveira com 'taxa de turista' para ver espólio

O acesso para visitas da Igreja da Oliveira tem um custo para turistas no valor de dois euros. Porém, o Padre Paulino Carvalho sublinha que este "pequeno contributo" oferece uma experiência diferente e não impedido os acessos. 

"Dentro do trabalho que temos feito, optamos por encontrar dois espaços de tempo para o usufruto da igreja. Há um momento especifico para oração, das 9h30 às 10h30 e às 7h30. Depois há o momento de proporcionar aos turistas uma visita diferente. Por isso, pedimos é quem não é de Guimarães possa colaborar com a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Ao entrar vai encontar a Igreja iluminada de outra forma ou visitar espaços que no momento de oração não são para visitar. É uma forma de acolher todos os que visitam", refere.

O valor angariado com o acesso vai servir para suportar os investimentos da paróquia, de acordo com o Padre Paulino Carvalho."Quem vem de fora e é pedido um pequeno contributo de dois euros fica agradado com a visita. Naturalmente, quando há mudanças há sempre reações. As pessoas a quem não é pedido contributo estão reclamar. Quem quiser ir rezar durante o dia pode fazê-lo sem qualquer contributo. É uma proposta perfeitamente razoável e temos tido uma boa recepção. Além disso, temos tido, sobretudo, um valor monetário fundamental para a sobrevivência da paróquia. Este valor não é para suportar custos correntes, mas para suportar investimentos que são necessários fazer, como a manutenção do espaço e do património. As receitas que tem vindo a diminuir e por isso pedimos a turistas, portugueses e estrangeiros, que colaborem. As pessoas ficam encantadas e gostam muito da nossa igreja. Não tem sido impeditivo para quem nos visita", frisa. 

Segundo o pároco, a visita permite conhecer algumas peças que estavam na reserva museológica da Igreja, oferecendo uma proposta "diferenciadora da cidade". "A Igreja tem a porta aberta todo o ano, mas também permite uma visita especial ao seu espólio", conclui. 

Marcações: igreja da Oliveira

Imprimir Email