PCP denuncia despedimento colectivo na Bestitch, em Lordelo



O PCP de Guimarães denunciou o despedimento colectivo de 60 trabalhadores na empresa BESTITCH, sedeada na vila de Lordelo.

Em comunicado, o PCP, refere que os trabalhadores "estão a atravessar uma situação muito difícil", dado que "foram confrontados com uma comunicação de despedimento colectivo, ao que acresce a ausência de pagamento do subsídios de férias".

De acordo com relatos que chegaram ao PCP, "esta decisão pode ter como objectivo exclusivo reduzir custos e possivelmente facilitar operações que permitam ao mesmo proprietário manter a actividade liberto de compromissos com os seus trabalhadores e ainda beneficiar de apoios do erário público".

De forma premeditada, acrescenta o PCP, " a comunicação aos trabalhadores do despedimento colectivo e do não pagamento do subsídio de férias foi feita no passado dia 14 de Agosto, já em pleno gozo de férias".

O despedimento colectivo atinge um total de 60, já a falta de pagamento do subsídio de férias "abrange todos os cerca de 200 trabalhadores da empresa".

A situação motivou a apresentação de perguntas do PCP à Ministra da Presidência, ao Ministro da Economia e do Mar e à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Os comunistas querem saber se o Governo conhece e está a acompanhar a situação e se a empresa beneficiou de apoios públicos, nacionais e comunitários, nos últimos anos.

Marcações: Bestitch

Imprimir Email