«O valor permanente da obra de Fernando Távora» em exposição na Assembleia de Guimarães

No ano em que se comemoram os 100 anos do nascimento do arquitecto Fernando Távora, um conjunto de entidades, como a Ordem dos Arquitectos, a Fundação Marques da Silva, a Faculdade de Arquitectura do Porto, a Escola de Arquitectura Arte e Design da Universidade do Minho EAADUM), juntaram-se para organizar um conjunto de iniciativas (Távora 100) que estarão patentes em cidades importantes no percurso do arquitecto: Guimarães, Aveiro, Coimbra, Esposende, Matosinhos, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia. As iniciativas decorrerão em 2023 e 2024.

Em Guimarães associam-se a estas comemorações a Muralha, associação de Guimarães para defesa do Património, da qual Fernando Távora foi o seu primeiro presidente (1982), a Assembleia de Guimarães, cuja sede social foi projectada pelo arquitecto e inaugurada em 1972, bem como a Câmara Municipal de Guimarães que o contratou para o importante Plano Geral de Urbanização (1979-1982), aposta que marcou decisivamente o desenvolvimento da cidade e a possibilidade de, mais tarde, o centro histórico de Guimarães ter sido classificado como Património Mundial. O programa para Guimarães arrancará a 18 de Novembro de 2023 com a presente exposição, mas contará, posteriormente, com visitas guiadas, aulas abertas,workshops, edição de um livro sobre a obra de Fernando Távora em Guimarães, entre outras.

Na exposição O valor permanente da obra de Fernando Távora, serão exibidos, entre várias imagens que atravessam o tempo e contam a história e a atividade do edifício sede da Assembleia de Guimarães, vários trabalhos sobre o tema conservação do património, com base na ideia central de que estudar a conservação de um edifício,  de definir as intervenções destinadas à sua conservação, é também a forma de o conhecer em profundidade. Na exposição estarão em destaque os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular Atelier de Projeto (EAADUM) focados nos edifícios da Assembleia de Guimarães e no Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, obras importantes de Fernando Távora. Os estudos que serão mostrados na exposição refletem sobre os espaços considerados e ensaiam perspetivas sobre estas duas importantes obras de Fernando Távora.

A inauguração da exposição na Assembleia de Guimarães, é sábado, dia 18 às 15h00 e estará patente até 20 de Janeiro de 2024.


Marcações: Fernando Távora

Imprimir Email