Agrupamento Virgínia Moura venceu prémio nacional «Escola Amiga da Criança»

O Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, de Moreira de Cónegos, foi o vencedor nacional da 6ª Edição da Escola Amiga da Criança com o projecto «Reinventar a Coser o Planeta», sendo premiado com cinco mil euros em livros Leya.

A Escola Amiga da Criança é uma iniciativa conjunta da CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais, da Leya e do psicólogo Eduardo Sá que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar boas práticas.
Para esta iniciativa nacional concorreram a esta 6ª edição mais de quatro mil projectos de várias escolas do país nas categorias de alimentação e estilo de vida saudável, cidadania e inclusão, digital, envolvimento da família, espaço escolar, literacias e sustentabilidade.

O projecto «Reinventar a Coser o Planeta», no âmbito do programa Eco-Escolas, teve como principal objectivo o de reutilizar resíduos têxteis (roupas não mais usadas) para transformá-las em novos produtos que fossem úteis para a comunidade escolar (aventais, estojos, tote-bags, espantalhos ou brinquedos pet). Este projecto teve o contributo de toda a comunidade escolar, tanto na recolha de roupas como nas parcerias estabelecidas para a confecção dos produtos e destino final. O projecto que foi coordenado pela Professora Leonor Monteiro, responsável pelo programa Eco-Escolas da Escola Básica Virgínia Moura, concorreu igualmente à 8ª edição da iniciativa Eco-Parlamento, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e Laboratório da Paisagem, tendo ficado em 2º lugar.


Marcações: Agrupamento Virgínia Moura, Escola Amiga da Criança

Imprimir Email