Nicolinas: «Pregão» realiza-se esta terça-feira em Guimarães

As Festas Nicolinas prosseguem esta terça-feira com o Pregão. A iniciativa têm início às 15h00, no Largo República do Brasil, percorrendo depois diferentes instituições da Cidade onde será declamado o Pregão.

Como se lê no sítio da Câmara Municipal de Guimarães, em https://www.cm-guimaraes.pt/conhecer/evento-49/pregao, o “Pregão”, ou como era primitivamente designado, “Bando Escolástico”, realiza-se a 5 de Dezembro e consiste na declamação de um texto satírico-retórico, da autoria de Novos ou Velhos nicolinos, recitado de modo entusiasta por um estudante, que é o “Pregoeiro”, sendo sempre escolhido de entre os 10 elementos da Comissão de Festas, por ser aquele que tenha uma voz mais pujante; o Pregoeiro é escolhido entre aqueles, por ser o que revela dotes de declamação e dicção condizentes com o exigido, bem como, por ser aquele que ostenta uma pose condigna para a ocasião.

O Número Nicolino do “Pregão”, surgiu no século XVIII, apesar de o primeiro texto do Pregão que chegou aos nossos dias, ser o de 1817 (século XIX), no entanto, esse Pregão é já revelador de uma maturidade textual que leva a presumir que tivesse, seguramente, sido antecedido por muitos outros.

Na estrutura do “Pregão de S.Nicolau”, fazem sempre parte alguns aspectos fixos como: apelo a Guimarães e exaltação da terra; elogio a S.Nicolau e a tudo o que o Santo representa para os estudantes; referências à mitologia clássica; alusão a situações da época (nomeadamente crítica à política local, nacional e mundial e sempre... ao nosso Vitória); aviso aos intrometidos futricas e a ameaça com o Chafariz do Toural; referência às Damas e ao culto do amor; apelo à energia dos tocadores de caixa e bombo, ou tocadores de zabumba, no acompanhamento do Pregão.

O “Pregão” é recitado, ou apregoado, em cinco pontos da cidade por onde se deslocam em cortejo os estudantes bramindo as baquetas e castigando os bombos e caixas, executando o “Toque do Pregão”.

A saída, é do Campo da Feira, pelas 15.00h. O cortejo, é liderado a cavalo, pelo 1º Vogal da Academia, trajado a rigor e ostentando a bandeira da Academia Vimaranense seguido pelo “Carro do Pregão”, um coche puxado por uma ou duas parelhas de cavalos, com cocheiro e trintanário, onde seguem o Pregoeiro e os “4 Grandes”, ou os dos cargos da Academia (Presidente; Vice-Presidente; Tesoureiro; Secretário).
Depois de saído do Campo da Feira, o “Pregão” é então recitado em cinco locais: na Câmara Municipal de Guimarães, situada no edifício do antigo Seminário-Liceu, onde o Pregoeiro recita normalmente ladeado pelo Presidente da edilidade, aqui, depois de recitado o Pregão e pela primeira vez, são distribuídos os panfletos com o texto do Pregão, para a população e os estudantes poderem acompanhar a sua leitura; depois, o cortejo segue para o edifício do Liceu Nacional de Guimarães (agora Escola Secundária Martins Sarmento), na Alameda Abel Salazar; em seguida, regressa ao Centro Histórico, à “Rua mais antiga de Portugal”, a Rua de Santa Maria, onde o Pregão é recitado na janela da casa da Sr.ª Aninhas, madrinha dos estudantes vimaranenses; a quarta localização, é normalmente a sede da Comissão de Festas, mas devida à ausência de sede em muitos dos anos recentes, ele é recitado na Praça de Santiago, local de encontro da juventude vimaranense; por último, é recitado na janela da casa nicolina, a Torre dos Almadas, em duas janelas. O cortejo segue depois ainda para o Toural, onde termina. 

Marcações: Festas Nicolinas, Pregão S. Nicolau

Imprimir Email