Associação Empresarial de Guimarães apresentou «carta de recomendações» sobre habitação

A Associação Empresarial de Guimarães apresentou à Câmara uma carta de recomendações sobre habitação a custos controlados para o Município.

Em comunicado, a Associação Empresarial de Guimarães diz-se comprometida em "promover o desenvolvimento económico, o bem estar das famílias e empresas e a sua qualidade de vida no Concelho", no âmbito da sua participação no Conselho Local de Habitação. Nesse contexto, destaca "questões prementes no âmbito das necessidades habitacionais" após uma análise e consulta junto dos membros de Direcção.
Para a Associação existe "áreas chave de preocupação", que apontam para a necessidade de promover os debates públicos sobre a temática, importando incorporar as práticas actuais e futuras de sustentabilidade no design e construção das habitações, para que o impacto ambiental seja reduzido, bem como os custos operacionais dos mesmos.

Por outro lado, aquela associação representativa dos empresários considera importante integrar estratégias de desenvolvimento económico local com o intuito de criação de novos empregos, para que desta forma se melhore a sustentabilidade financeira destas novas comunidades e incentivar a criação de novos negócios e infra-estruturas comunitárias junto destas comunidades.
Para a Associação Empresarial de Guimarães, é importante a escolha de locais com fácil acesso aos transportes públicos, escolas, creches, hospitais, forças de segurança, entre outros. "Isto significa que se deve enquadrar na mobilidade da malha urbana já existente", lê-se no comunicado.

Escolher zonas próximas de áreas industriais/empresariais, de maneira a reduzir deslocações e aumentar as oportunidades de emprego a estas comunidades e ter em consideração zonas onde o impacto ambiental da construção seja mais diminuto, são outras necessidades apontadas.
No documento, a Associação Empresarial de Guimarães "expressa preocupação com a crescente dificuldade de acesso à habitação para diversos segmentos da população, agudizando-se quando as empresas contratam trabalhadores de outros países, tendo que solucionar pelos seus próprios meios muitas destas situações".
Outra questão "crucial para as empresas" são os estudantes universitários, pois representam mão-de-obra qualificada que "dificilmente ficará a residir no Concelho, após a conclusão dos seus cursos, provocando desafios acrescidos às empresas para conseguir reter estes jovens talentos".

A terminar o comunicado, a Associação Empresarial de Guimarães manifesta confiança de que a implementação das medidas propostas contribuirão significativamente para atender às atuais e futuras necessidades habitacionais no concelho, promovendo um ambiente inclusivo e próspero.


Marcações: habitação, Associação Empresarial de Guimarães

Imprimir Email