Simulacro de acidente ferroviário em Covas: 25 vítimas assistidas em cenário que testou Plano de Emergência do Hospital de Guimarães

Tudo não passou de um simulacro, mas o exercício "GuimaraEX2024"  transformou o apeadeiro de Covas e toda a zona envolvente num cenário que serviu de aprendizagem para os diferentes agentes da protecção civil de Guimarães.

A simulação de acidente ferroviário resultante do choque de uma composição da CP com um automóvel despoletou mais um momento do exercício, realizado num quadro de condições meteorológicas adversas, em que foi decretado para o Município de Guimarães alerta vermelho e após a Comissão Municipal ter activado o Plano de Emergência Municipal de Protecção Civil.

Este "segundo cenário" teve início à 1h20, no apeadeiro de Covas, causando o acidente ferroviário 25 vítimas, 14 vítimas assistidas no local, seis feridos ligeiros, dois feridos graves e três vítimas mortais. 

Os meios de socorro foram mobilizados para o local, num total de 111 operacionais e 44 veículos, das corporações de bombeiros de Guimarães, Caldas das Taipas, Riba de Ave, Vizela e Fafe, INEM, PSP, Serviços de Protecção Civil da Câmara de Guimarães, Polícia Municipal, Infraestruturas de Portugal, CP, E-Redes, Cruz Vermelha Portuguesa, Junta de Freguesia de Urgezes, Vitrus Ambiente, bem como a Associação de Escoteiros de Portugal e Corpo Nacional de Escutas, movimentos a que estão ligados os "actores" que durante algumas horas assumiram o papel de sinistrados.

Este exercício permitiu testar o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil de Guimarães, servindo também para testar o Plano de Emergência Externa do Hospital da Senhora da Oliveira, associado a outros planos de menor dimensão, como o teste ao Plano de Emergência da Ferrovia. Aliás, foi um dos primeiros exercícios realizados na Linha de Guimarães após a sua remodelação.

A operação de socorro que obrigou à criação de um posto de comando avançado prolongou-se até cerca das 4h00.

No âmbito do exercício, os bombeiros tiveram de proceder ao desencarceramento das quatro "vítimas" que seguiam no interior do automóvel, tendo o óbito de três delas sido declarado no local.

Os restantes sinistrados foram avaliados pela equipa do INEM e consoante a "gravidade dos ferimentos" receberam a assistência.

O simulacro obrigou ao corte da Rua António da Costa Guimarães e da Rua Comandante João de Paiva Brandão, motivando a curiosidade de muitas pessoas que acompanharam a acção dos meios de socorro, apesar da chuva e do frio que se fazia sentir durante a madrugada.

Marcações: Simulacro, GuimaraEX2024

Imprimir Email