Câmara, Muralha, Sociedade Martins Sarmento e PSD lamentam morte de Fernando Conceição

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressou publicamente esta quarta-feira o seu pesar pelo falecimento de Fernando Dias de Carvalho Conceição, endereçando a toda a sua família e amigos as mais sentidas condolências.

Também a Muralha - Associação de Guimarães para a defesa do Património expressou pesar público da sua consternação pela morte de "um amigo de sempre e para sempre, instituição da qual foi sócio desde a sua fundação e presidente do seu Conselho Directivo (2009-2010), presidente da Assembleia Geral durante quatro mandatos.
"Ao longo da vida da instituição, deu sempre valorosos e decisivos contributos para a afirmação cívica da Muralha que, sempre, tão bem serviu", tendo organizado inúmeras as visitas guiadas e escreveu um conjunto valioso de textos para a instituição, a partir do seu trabalho de pesquisa histórica, que enriqueceram o património da Muralha.
A Comissão Política Concelhia do PSD de Guimarães também expressou publicamente o seu "pesar e consternação pelo falecimento", manifestando-se "eternamente grato" a Fernando Conceição por "uma vida de dedicação incondicional ao serviço do bem comum".

A Sociedade Martins Sarmento também manifestou "o seu profundo pesar pelo falecimento" de Fernando Conceição, sócio n.º 9 da Instituição, na qual tinha sido admitido em fevereiro de 1968, pela Direção então presidida pelo Coronel Mário Cardozo.

"Foi um activo sócio da Sociedade Martins Sarmento, tendo desempenhado o cargo de Presidente da Assembleia Geral entre os anos 1983 e 1986, integrando o Conselho Científico desde 2014. Distinto professor, dedicou a sua vida ao ensino, tema que abordou em conferência que proferiu na Sociedade Martins Sarmento, em 1981, intitulada “O Ensino em Portugal, que futuro?”, publicada na Revista de Guimarães. Na área da investigação, publicou várias obras sobre História Local, de que destacamos a sua última publicação, editada por ocasião do seu centésimo aniversário, “Os claustros de Guimarães: arquitetura e simbolismo”, refere a Instituição.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Capela de São Francisco e o funeral realiza-se amanhã, quinta-feira, com cerimónias na Igreja de S. Francisco. No final, o corpo vai a cremar no cemitério Municipal de Monchique.

Marcações: Fernando Conceição

Imprimir Email