Aprovado voto de pesar pela morte de Fernando Conceição: "reconhecimento pelo legado e serviço público"

A vereação vimaranense aprovou esta segunda-feira um voto de pesar pela morte de Fernando Conceição.

No texto apresentado ao Executivo e aprovado por unanimidade, recorda-se que o historiador, académico e político Fernando Dias de Carvalho Conceição nasceu em Braga, em 18 de abril de 1923, tendo falecido na passada quarta-feira, dia 17 de abril, na véspera de completar 101 anos de idade.

"Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade de Lisboa. A sua carreira profissional iniciou-se na Escola do Magistério Primário de Bragança, onde ocupou o cargo de Diretor. Mais tarde, veio dar aulas para o Liceu de Guimarães, onde também desempenhou o cargo de Reitor. A sua carreira político-administrativa foi pontuada por cargos de relevo. Foi vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães (1968), vogal da Assembleia Municipal de Guimarães (1982), vogal da Comissão Permanente do PSD de Braga (1983-1985), deputado à Assembleia da República (IV e V Legislaturas) e vice-governador Civil de Braga (1994-1995). Pertenceu a duas comissões de Educação Nacional, Cultura Popular e Interesses Espirituais e Morais", salienta o referido voto de pesar.

"Em Guimarães, foi um dos fundadores e presidente da Direção da Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade (UNAGUI), trabalhou em prol de várias associações, como a Sociedade Martins Sarmento, a Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, o Hospital Senhora da Oliveira e o Vitória Sport Clube. Durante a vigência de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, foi membro do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães", prossegue o texto, em que se propõe "que a Câmara Municipal de Guimarães expresse o reconhecimento pelo legado e serviço público que Fernando Dias de Carvalho Conceição deixa ao país e à nossa cidade".

Marcações: Executivo vimaranense, voto de pesar, Fernando Conceição

Imprimir Email