City Nature Challenge desafia comunidade a encontrar biodiversidade em Guimarães

A comunidade vimaranense está desafiada a participar no City Nature Challenge 2018. A partir de hoje e até segunda-feira, realizam-se várias actividades para crianças, estudantes das escolas do Concelho e os seniores. Descobrir a biodiversidade no Parque da Cidade, na Veiga de Creixomil, no Centro Histórico de Guimarães ou as aves da montanha da Penha, são algumas das propostas da organização.
Ao longo de quatro dias, para além dos vimaranenses, os habitantes de outras 64 cidades de todo o mundo estão convidados a encontrar e a fotografar a biodiversidade existente e ganha quem encontrar mais. Guimarães é a única cidade portuguesa neste desafio, juntamente com grandes metrópoles como Barcelona ou Madrid, de Espanha, Buenos Aires, da Argentina, Los Angeles, Miami e Nova Iorque, dos Estados Unidos da América, ou Hong Kong, da China.
O City Nature Challenge inicia-se esta sexta-feira, nas escolas do Concelho. Com a aplicação móvel Biodiversity GO!, os estudantes vão procurar a biodiversidade existente no recinto escolar.
Ainda hoje a Venerável Ordem Terceira de S. Domingos receberá a actividade "Biodiversidade em Guimarães: Um tesouro a descobrir". Os seniores daquela instituição vão visionar dois filmes sobre a temática e depois de uma análise participarão em alguns jogos. De tarde o convite é para observar e identificar aves na monta da Penha, com o apoio do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães.

Na manhã de sábado, a STOL – Science Through Our Lives e a Universidade do Minho propõem um jogo dirigido a crianças entre os 6 e os 10 anos, que as desafia a encontrar, durante um passeio, seis organismos de espécies comuns na Veiga de Creixomil. À mesma hora, mas para um público mais adulto, as mesmas entidades farão um passeio fotográfico de cerca de duas horas pela Veiga de Creixomil, com introdução inicial à fotografia e local, e enfoque na biodiversidade existente. Já de tarde, no Parque da Cidade, realiza-se mais uma edição do BioBlitz Guimarães. Uma inventariação relâmpago de espécies de animais e plantas, utilizando a aplicação móvel Biodiversity GO! é o objectivo da actividade, que é aberta à participação de todos os interessados e amantes da natureza, sejam ou não especialistas em fauna e flora. Aliás, esta é uma oportunidade única para, com o apoio de biólogos e investigadores, conhecer melhor a biodiversidade existente em Guimarães. A Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas organizará uma actividade semelhante.

No domingo, a Erasmus Student Network Minho organiza um conjunto de desafios aos alunos estrangeiros da Universidade do Minho, em pleno Centro Histórico de Guimarães, nomeadamente um peddy-paper.
O City Nature Challenge termina na segunda-feira, com mais actividades envolvendo a comunidade escolar.

Participar é muito simples. Só tem de procurar fauna e flora, que pode ser qualquer planta, animal, fungo ou qualquer outra evidência de vida. Tire uma foto, com a sua máquina fotográfica ou com o telemóvel e faça o upload da sua descoberta para a aplicação móvel criada pelo Laboratório da Paisagem, Biodiversity GO!, que está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.
A organização da participação de Guimarães no City Nature Challenge 2018 tem a chancela do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães, e a parceria da STOL – Science Through our Lives, Universidade do Minho, Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escolas Privadas e Públicas do Concelho, Banco Local de Voluntariado de Guimarães, Erasmus Student Network Minho e Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas.

Marcações: City Nature Challenge 2018

Imprimir Email