City Nature Challenge desafia comunidade a encontrar biodiversidade em Guimarães

A comunidade vimaranense está desafiada a participar no City Nature Challenge 2018. Entre os dias 27 e 30 de abril, realizam-se várias actividades para crianças, estudantes das escolas do Concelho e os seniores.
Descobrir a biodiversidade no Parque da Cidade, na Veiga de Creixomil, no Centro Histórico de Guimarães ou as aves da montanha da Penha, são algumas das propostas da organização. A participação nas atividades é gratuita mas carece de inscrição, através do portal www.labpaisagem.pt

Durante quatro dias, para além dos vimaraneses, os habitantes de outras 64 cidades de todo o mundo estão convidados a encontrar e a fotografar a biodiversidade existente e ganha quem encontrar mais. Guimarães é a única cidade portuguesa neste desafio, juntamente com grandes metrópoles como Barcelona ou Madrid, de Espanha, Buenos Aires, da Argentina, Los Angeles, Miami e Nova Iorque, dos Estados Unidos da América, ou Hong Kong, da China.

O City Nature Challenge inicia-se sexta-feira, nas escolas do concelho. Com a aplicação móvel Biodiversity GO!, os estudantes vão procurar a biodiversidade existente no recinto escolar.
Ainda na sexta-feira a Venerável Ordem Terceira de São Domingos receberá a atividade "Biodiversidade em Guimarães: Um tesouro a descobrir". Os seniores daquela instituição vão visionar dois filmes sobre a temática e depois de uma análise participarão em alguns jogos. De tarde o convite é para observar e identificar aves na monta da Penha, com o apoio do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães.

Na manhã de sábado, a STOL – Science Through Our Lives e a Universidade do Minho propõem um jogo dirigido a crianças entre os 6 e os 10 anos, que as desafia a encontrar, durante um passeio, seis organismos de espécies comuns na Veiga de Creixomil. À mesma hora, mas para um público mais adulto, as mesmas entidades farão um passeio fotográfico de cerca de duas horas pela Veiga de Creixomil, com introdução inicial à fotografia e local, e enfoque na biodiversidade existente.

Já de tarde, no Parque da Cidade, realiza-se mais uma edição do BioBlitz Guimarães. Uma inventariação relâmpago de espécies de animais e plantas, utilizando a aplicação móvel Biodiversity GO! é o objetivo da atividade, que é aberta à participação de todos os interessados e amantes da natureza, sejam ou não especialistas em fauna e flora. Aliás, esta é uma oportunidade única para, com o apoio de biólogos e investigadores, conhecer melhor a biodiversidade existente em Guimarães.

A Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas organizará uma atividade semelhante.

No domingo, a Erasmus Student Network Minho organiza um conjunto de desafios aos alunos estrangeiros da Universidade do Minho, em pleno Centro Histórico de Guimarães, nomeadamente um peddy-paper.

O City Nature Challenge termina na segunda-feira, dia 30, com mais atividades envolvendo a comunidade escolar. Participar é muito simples. Só tem de procurar fauna e flora, que pode ser qualquer planta, animal, fungo ou qualquer outra evidência de vida. Tire uma foto, com a sua máquina fotográfica ou com o telemóvel e faça o upload da sua descoberta para a aplicação móvel criada pelo Laboratório da Paisagem, Biodiversity GO!, que está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

A organização da participação de Guimarães no City Nature Challenge 2018 tem a chancela do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães, e a parceria da STOL – Science Through our Lives, Universidade do Minho, Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escolas Privadas e Públicas do Concelho, Banco Local de Voluntariado de Guimarães, Erasmus Student Network Minho e Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas.

Marcações: City Nature Challenge 2018, Biodiversidade, Biodiversity GO!

Imprimir Email