Plano de Gestão de Biorresíduos 2030 de Guimarães já tem versão final

Finalizada que está a fase de discussão pública do Plano de Gestão de Biorresíduos 2030 (PGBR2030) do Município de Guimarães, já se encontra terminada a versão final do documento que já está disponibilizada.

O Plano tem como objectivo a definição da estratégia e das acções a desenvolver pelo Município de Guimarães no que diz respeito à gestão dos biorresíduos em toda a área do Concelho, em articulação com as políticas nacionais e europeias em matéria de gestão de resíduos, e integrando uma componente importante da Estratégia da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável 2030.
O Plano prevê a implementação de uma rede de recolha selectiva de biorresíduos e a implementação da compostagem doméstica ou comunitária, acções que serão alinhadas com a estratégia definida ou a definir pelos sistemas de gestão de resíduos urbanos (RU).
Será agora operacionalizada a primeira fase, que cobrirá cerca de 34% da população do concelho de Guimarães.

Em 2024, a 2ª fase aumentará a cobertura para 58% da população, com as restantes duas fases a completarem a cobertura total da população (em 2026, 75%, e em 2028, 100%). Trata-se de um faseamento planeado com base num estudo do Centro de Valorização de Resíduos que incide sobre o potencial de produção de biorresíduos.
O Plano de Gestão de Biorresíduos 2030 pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Guimarães.


Marcações: bioresíduos , plano de gestão

Imprimir Email