Guimarães empenhada na construção da nova candidatura a Capital Verde Europeia

Até ao dia 30 de Abril de 2024, a Câmara de Guimarães vai formalizar a nova candidatura a Capital Verde Europeia em 2026. A determinação foi reafirmada esta manhã durante a reunião do Executivo vimaranense, na qual participou a Coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030.

Na sessão, Isabel Loureiro indicou que a equipa de redação já efectuou um exercício de análise crítica da avaliação feita pela Comissão Europeia, adiantando que a próxima candidatura será actualizada com novos dados em função dos "novos dados", dos desafios e compromissos assumidos por Guimarães.

Na sua intervenção, a Vice-Presidente do Município registou que a anterior candidatura de Guimarães foi valorizada com a indicação de "imensos pontos fortes". Adelina Paula Pinto salientou que a equipa "olhará para todo o processo, acrescentando informações capazes de corresponder à consideração do júri que apontou "Guimarães como cidade inspiradora para toda a Europa".

A Oposição reiterou que o Município deve continuar o caminho para a obtenção do título de Capital Verde Europeia. "Ganhamos todos ao trilhar o caminho, mesmo que o galardão não seja obtido", afirmou Ricardo Araújo, do PSD, ao defender que a decisão de apresentar uma nova candidatura não poderá ser "por impulso". "A decisão tem de ponderar os factores que não conduziram ao primeiro lugar e o que se vai fazer melhor para o conseguir", acrescentou. "Da nossa parte, tem toda a confiança e apoio, quer a componente pública, quer a técnica", continuou.

A Vice-Presidente reagiu, ao salientar que Guimarães está comprometida com a adopção de políticas em defesa da sustentabilidade e a ambição com a neutralidade climática em 2030. Adelina Paula Pinto partilhou com a vereação que na cerimónia realizada em Talin, na Estónia, em que foi anunciada a cidade de Vilnius, da Lituânia, como Capital Verde Europeia em 2025, "os elementos do júri procuraram convencer a comitiva de Guimarães para a apresentação de uma nova candidatura". "Queremos mostrar à Europa que uma cidade de média dimensão poderá ser um exemplo", salientou, ao frisar: "Lisboa ganhou à quarta vez".

O Presidente da Câmara qualificou de "excepcional" a equipa que está comprometida com o projecto, destacando a envolvência conseguida. "Ficamos em 5º lugar quando concorremos pela primeira vez, depois chegamos à final. Agora, só nos falta ganhar. Perde-se quando se desiste e se deixa de acreditar", manifestou Domingos Bragança.

Marcações: Capital Verde Europeia, reuniao do executivo vimaranense

Imprimir Email