Oposição pediu "passe de rede" para promover uso de transporte público em Guimarães

Até ao final do mês de março, o Município de Guimarães deverá apresentar um novo tarifário para o serviço público de transportes concessionado à Guimabus.

A revelação foi feita pela Vereadora com responsabilidades na área da Mobilidade e Transportes, Sofia Ferreira, ao responder a uma intervenção feita pelo vereador do PSD na reunião do Executivo realizada esta quinta-feira.

Reconhecendo que "houve avanços e uma evolução positiva com a concessão", Ricardo Araújo considerou que "há margem para melhorar e estimular o uso dos transportes públicos", sinalizando a necessidade de proceder a ajustamentos e correcções nas rotas que permitam assegurar a cobertura efectiva de todo o território concelhio. "Há zonas que não são cobertas e muitas que não têm a oferta devida", frisou o representante social-democrata, defendendo "uma política de promoção activa do transporte público, a gratuitidade do serviço para os mais novos e mais velhos, assim como a simplificação dos apoios à redução tarifária e a criação do passe de rede. "É fundamental para simplificar e incentivar o uso do transporte público", apontou.

Na resposta, a vereadora Sofia Ferreira sustenta que desde o início da operação, a concessão feita à Guimabus tem sofrido alterações, "com a adopção de ajustamentos para melhorar a oferta". "A nossa expectativa é que possamos até ao final do mês de Março trazer ao Executivo uma análise do que tem sido a implementação da concessão, volvidos estes dois anos de operação, e apresentar o novo tarifário em que estamos a trabalhar", disse Sofia Ferreira, admitindo que está a ser equacionada a criação do passe de rede. "Queremos que o transporte público tenha cada vez mais utilizadores e seja mais apelativo para substituir a preferência por outros meios de transporte", realçou, ao salientar que a entrada em vigor da nova concessão significou uma melhoria no transporte público. "No início da nova operação, tivemos um incremento em termos de oferta na ordem dos 800 mil quilómetros relativamente ao que tínhamos anteriormente. Tivemos ainda um alargamento da oferta do transporte público rodoviário de passageiros nas mesmas condições a todo o concelho. Este aumento por ano significa que a actual concessão está a operar com uma oferta na ordem dos 3 milhões 640 mil quilómetros/ano, naquilo que depende da Autoridade Municipal de Transporte", precisou, indicando que a oferta é complementada pela oferta da Autoridade Intermunicipal de Transportes da Comunidade Intermunicipal do Ave.

Na reacção, a responsável pela Mobilidade e Transportes da Câmara de Guimarães insistiu que "a simplificação do tarifário é uma preocupação para que a oferta seja mais atractiva", assinalando que no segundo semestre deste ano será iniciado o serviço público de transporte rodoviário de passageiros flexível no Concelho.

Marcações: reuniao do executivo vimaranense

Imprimir Email